Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Ministério da Saúde cogita rebaixar status da Covid-19 no Brasil para endemia
Imagem: Reprodução / Twitter

Ministério da Saúde cogita rebaixar status da Covid-19 no Brasil para endemia

Medida foi divulgada nesta quinta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, e confirmada pela pasta


Por Lucas Rage

O Ministério da Saúde estuda rebaixar o status da Covid-19 no Brasil, de pandemia para endemia. Informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (3) pelo presidente Jair Bolsonaro, em suas redes sociais, e confirmada pela pasta por meio de nota técnica.

"O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país", afirma a pasta. Até o momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda considera a disseminação da Covid-19 como uma pandemia global.

"Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o parágrafo 2º do Art. 1º da Lei 13.979/2020, o @minsaude , @mqueiroga2 , estuda rebaixar para endemia a atual situação da covid-19 no Brasil", publicou o presidente, pelo Twitter em foto ao lado de Queiroga.

O Brasil registrou, na última quarta-feira, 335 novas mortes pela Covid-19, e ultrapassou a marca de 650 mil óbitos pela doença.

Afinal, o que é uma Endemia?

Pandemias são surtos de doenças altamente infecciosas, que se propagam e atingem um grande número de pessoas em todo o mundo, simultaneamente. Entre os exemplos mais notórios de uma pandemia (além da Covid-19) está a gripe suína, que matou milhares de pessoas em 2009.

endemias, por sua vez, são classificadas por doenças altamente infecciosas que atingem um local específico. A febre amarela e a dengue, por exemplo, são consideradas doenças endêmicas.

(Com informações de Estadão Conteúdo)

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais