O boletim epidemiológico da prefeitura de Belo Horizonte desta terça-feira (24) mostrou que todos os índices se mantiveram na zona verde, com destaque para a transmissão média por infectado que continuou caindo e, do outro extremo, a ocupação de leitos de UTI que voltou a subir, embora ainda dentro da zona mais segura. A ocupação de leitos de enfermaria exclusivos para covid-19 também apresentou alta.
Na terapia Intensiva, a ocupação foi de 47,9% na segunda-feira (23) para 49,1% nesta terça (24), mas ainda na zona de maior segurança no boletim. A ocupação de leitos de enfermaria subiu de 33,4% no boletim anterior para 36% nesta segunda, na zona verde. Vale lembrar que com a diminuição na demanda por internações por covid-19, vários leitos exclusivos para a doença foram desmontados na cidade.
A transmissão por infectado na cidade segue caindo e hoje foi de 0,92 para 0,88, na zona de controle, mostrando que a transmissão está em queda na cidade. Isso significa que cada 100 infectados, transmite o vírus para outras 88 pessoas, revelando que a pandemia agora entrou em uma zona de descontrole.
Os números de novos casos preocupam por estar muito alto. Desde sexta-feira (20), foram registrados 416, novos casos de covid-19 em BH e 18 pessoas morreram pela doença no mesmo período.