Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Procrastinação: como reduzir e aumentar a produtividade!
Imagem: iStockphoto / Reprodução

Procrastinação: como reduzir e aumentar a produtividade!

Sete dicas para aumentar a produtividade e ficar em paz!


Dra. Júlia Khoury

Notícias

Psiquiatra e professora, médica pela UFMG. Psiquiatra pelo Hospital das clínicas da UFMG


A procrastinação é o adiamento de uma ação, principalmente no que consiste em tarefas obrigatórias. Nós temos a tendência a procrastinar quando estamos diante de tarefas que considerados difíceis chatas, longas ou tarefas que demandem muito esforço para serem realizadas. Pessoas muito ansiosas, que têm baixa autoestima, que têm dificuldade de concentração ou que são muito perfeccionistas também têm maior tendência à procrastinação, já que se consideram menos aptas a realizar as tarefas de forma eficaz. 

O ato de procrastinar gera alivio momentâneo dos sintomas ansiosos, já que o indivíduo se vê livre de realizar a tarefa que causa sofrimento. O problema é que, ao procrastinar, a ansiedade e o sofrimento aumentam a longo prazo, pois no fundo a pessoa sabe que não está fazendo o que deveria fazer e isso a impede de aproveitar de verdade os momentos de lazer e de descontração. Além disso, o prazo para a conclusão da tarefa fica cada vez mais apertado, aumentando a sensação de estresse. Por outro lado, começar a agir pode inicialmente causar sofrimento, mas após a conclusão da tarefa vem a sensação de alívio, bem-estar e auto-eficácia. 

Diante disso, elaborei algumas dicas para te ajudar a reduzir a procrastinação, aumentar a produtividade e se sentir em paz!

1- Comece antes de estar pronto: nós nunca estamos realmente prontos, pois viver é um processo de construção e aprendizagem contínua. Não espere se sentir preparado. Comece logo e, ao longo do processo, você vai se aprimorando e aprendendo com os erros. O perfeccionismo atrapalha a conclusão das tarefas e faz com que elas pareçam mais pesadas do que realmente são. Por isso, entenda de antemão que nada que você fizer vai ficar perfeito, faça o seu melhor e aproveite o processo para a sua evolução! 

2- Planeje e organize: escolha um ambiente apropriado para trabalhar ou estudar, organizar o ambiente e planejar as tarefas com antecedência ajuda o seu cérebro a começar a “trabalhar” e a se concentrar. O planejamento, entretanto, não deve ser muito rígido e inflexível, pois sempre há a possibilidade de imprevistos. Ele também deve ter espaços para descanso e lazer.

3- Faça uma lista em ordem de prioridade das tarefas a serem realizadas. Comece pelas tarefas mais importantes ou que tenham prazo menor para serem concluídas, depois faça as tarefas menos importantes ou menos urgentes. Só passe para a próxima tarefa quando tiver concluído a anterior. É um mito pensar que ser “multitarefas” é sinônimo de ser produtivo. Você produzirá mais e com mais qualidade se fizer uma coisa de cada vez. Além disso, a cada tarefa concluída você se sentira mais capaz e mais estimulado a continuar. 

4- Quando a tarefa for muito grande, divida-a em pequenas partes. Olhar para o todo gera ansiedade e aumenta a procrastinação. Por outro lado, quando enxergamos partes pequenas, nos tornamos mais estimulados a começar. Dê um pequeno passo de cada vez e vá avançando devagar. 

5- Elimine as distrações: escolha um ambiente silencioso e reduza a possiblidade de interrupções. Quando for realizar uma tarefa que demande concentração, retire o  smartphone do local, desligue a televisão ou quaisquer outros aparelhos que tirem o seu foco.

6- Se recompense a cada tarefa finalizada: a principal forma de reforçar os comportamentos é através de recompensas. Todas as vezes que você conseguir concluir uma tarefa ou finalizar uma lista planejada, se dê em troca algo que te causa prazer, como assistir a um filme, sair para se divertir, receber uma massagem e etc.

7- Foque no bem-estar causado pela sensação de missão cumprida. Toda vez que você estiver pensando em adiar uma tarefa, lembre-se de como é boa a sensação de concluir algo que você precisa fazer. Pense em como se sentirá aliviado e em como conseguirá aproveitar muito mais os seus momentos de lazer e de descanso.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais