A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) anunciou no fim da tarde desta sexta-feira (03) que irá adotar novamente o uso de máscaras no Campus Coração Eucarístico e nas demais unidades da capital mineira. O uso será obrigatório em todos os ambientes abertos e fechados da Universidade em especial salas de aula, laboratórios, clínicas, salas de atendimento e secretarias, dentre outros. Tal exigência assim permanecerá até nova manifestação da Universidade diante do acompanhamento do cenário epidemiológico e das determinações do poder público. Em nota enviada, a instituição afirma que o desrespeito a essa medida, quando injustificado, poderá constituir infração ao Regime Disciplinar da Universidade.
A Universidade considerou, ao tomar tal medida,a permanência do status de pandemia da COVID-19, nos termos da legislação federal; a retomada do aumento de número de casos da COVID-19 e que a comunidade acadêmica é diversificada quanto à faixa etária, eventuais comorbidades de saúde, e passível de mobilidade entre os campi e Unidades da PUC Minas em seus diversos estabelecimentos.
A medida ocorre no mesmo dia em que Médicos infectologistas e entidades ligadas à Saúde lançaram o Comitê Popular Belo Horizonte de Combate à COVID-19. Como primeira medida, o grupo se manifestou favorável à obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.