Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Só um a cada 10 mil infectados com covid precisa de UTI
Imagem: Gil Leonari/Comunicação MG

Só um a cada 10 mil infectados com covid precisa de UTI

Mesmo com alta incidência da ômicron, vacinação se mostra eficaz contra casos graves e mortes pela doença


Por Agência Minas

A cada 10 mil pessoas infectadas com a covid-19, neste momento, apenas uma vai para a UTI. A informação foi apresentada pelo secretário de Estado de saúde o médico Fábio Baccheretti, nesta quinta-feira (27), em coletiva à imprensa para análise da situação da pandemia no estado. Apesar da alta incidência da variante ômicron, o que se percebe, segundo o secretário, é que o aumento do número de mortes "não acompanha o que ocorre na incidência de casos". Além disso, a vacinação tem se mostrado eficaz para conter óbitos e casos graves da doença.

"Se tivéssemos este cenário de alta incidência um ano atrás, sem vacina, estaríamos vivenciando um período muito mais difícil”, afirmou Baccheretti.

Em março do ano passado, o número de óbitos decorrentes da infecção por coronavírus, por semana, chegou a 2.777. Atualmente, está em 87. Já em relação às internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quadro que inclui, entre outras doenças, a covid, o número de ocorrências também é inferior ao mesmo período do ano passado.

" A proporção de pessoas que eram internadas em UTI por causa da covid, em relação às que se infectavam pela doença, no ano passado, era de 2,9%. Hoje, essa proporção é 0,09%", apontou Fábio Baccheretti. "É um dado muito menor do que vivenciamos em 2021”, pontuou.

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais