Tecnologia

  1. Notícias
  2. Tecnologia
  3. Mais velocidade, mais aplicações: o que muda na minha vida com o 5G? Especialista explica!
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Mais velocidade, mais aplicações: o que muda na minha vida com o 5G? Especialista explica!

O Central 98 conversou sobre a chegada da tecnologia a BH com o CEO da Sucesu Nacional, Harlen Duque; confira!


Por Lucas Rage

A tecnologia 5G se tornou uma realidade nesta sexta-feira em Belo Horizonte, Porto Alegre (PB) e João Pessoa (RS). Mas afinal, o que muda no seu cotidiano com a ativação da rede? O CEO da Sucesu Nacional, Harlen Duque, explicou o que pode mudar com a chegada da tecnologia. 

“As experiências dessas cidades que recebem agora, BH, Porto Alegre, João Pessoa, vão servir para melhorias [na conectividade] em outras cidades”, afirma. 

“O grande impacto será o aumento perceptível na velocidade [da internet]” explica Harlen Duque. “Com essa velocidade, será possível ver filmes 4K no smartphone, com a mesma velocidade de download que temos atualmente”, completa.

De 35 minutos para 25 segundos

Segundo ele, o aumento na velocidade para o streaming será notável, em um primeiro momento. “Para se baixar um arquivo de 25G na tecnologia do 4G, você leva de 35 a 37 minutos. No 5G ‘puro sangue’, você vai conseguir fazer isso em 25 segundos”, explica.

O meu dispositivo vai aceitar o 5G?

O CEO da Sucesu, entretanto, explica que a tecnologia não está disponível para qualquer dispositivo. Não é só trocar por qualquer aparelho. Existem hoje 67 aparelhos, estou falando de fabricante e modelo, homologados pela Anatel. Se atente se o aparelho é homologado pela Anatel, vá até o site e veja, ou você pode ter algum problema e não funcionar o 5G”, alerta.

Duque reforça, ainda, que as redes anteriores não se tornarão obsoletas com o 5G. “Muita gente não sabe, mas no interior a tecnologia 2G é utilizada ainda. Então vamos conviver com essas tecnologias por muito tempo”.

E as parabólicas?

No caso de cidadãos que ainda recebem o sinal de TV por antenas parabólicas, haverá a necessidade de aquisição de um novo equipamento. “Para quem está no Cadastro Cidadão, do Governo Federal, existe o site sigaantenado.com.br. Lá tem as informações, para você ver se tem direito a pedir um kit — isso para pessoas que ainda usam parabólicas, não a TV digital ou TV a cabo. Neste site tem todas as explicações”, explica Duque.

Smart TVs

E as Smart TVs, precisarão ser trocadas? Harlen descarta a hipótese. “Pelo contrário, a Smart TV se conecta à internet por meio de conexão WiFi. Aí tem uma notícia que pode ser boa. Pela velocidade 5G, você poderá usar o seu celular como um hubspot, compartilhar a internet do celular na sua Smart TV”, explica.

Das Smart Cities à Internet das Coisas

Para Duque, a tecnologia 5G tem aplicações que vão além da telefonia móvel, como as Smart Cities e a Internet das Coisas. “Eu espero que a gente comece a usar essa tecnologia nas cidades. Hoje a gente já usa uma tecnologia, essas etiquetas no carro — a gente usa para abrir portão, acessar shopping, entrar no supermercado. Imagina essa tecnologia mais efetiva, com a qualidade do 5G. As possibilidades são n, mas é preciso ter políticas públicas, saber como utilizar a nosso favor”, conta.

Veja a íntegra da entrevista com Harlen Duque!


Colunistas

Carregando...


Saiba mais