Tecnologia

  1. Notícias
  2. Tecnologia
  3. Moraes determina bloqueio do Telegram em todo o Brasil
Imagem: Pixabay

Moraes determina bloqueio do Telegram em todo o Brasil

Medida acata pedido da PF, que diz que o telegram é um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área crimina


Por Lucas Rage

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil.

A decisão foi assinada hoje pelo magistrado e atual vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral e foi direcionada às plataformas digitais e provedores de internet do país. A Medida acata um pedido da Polícia Federal. 

Segundo a PF, “o Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países (...) o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal’.

A PF chegou a tentar contato com o Telergam para encaminhar as ordens judiciais de bloqueio de perfis, indicação de usuários, fornecimento de dados cadastrais e suspensão de monetização de contas vinculadas a Allan Lopes dos Santos, mas não teve nenhuma resposta em nenhuma das ocasiões.

Moraes estabeleceu ainda a multa de R$ 100 mil reais por dia, para descumprimento da medida.

Recentemente, enquanto redes sociais como o WhatsApp, Instagram e TikTok firmaram uma parceria com o TSE, com o intuito de frear a disseminação das Fake News nas eleições de 2022, o Telegram se recusou a cooperar.


Colunistas

Carregando...


Saiba mais