Tecnologia

  1. Notícias
  2. Tecnologia
  3. Whatsapp: 'Nova política de privacidade nos coloca numa berlinda', diz advogado

Whatsapp: 'Nova política de privacidade nos coloca numa berlinda', diz advogado

Quem quiser continuar usando o serviço de chat vai ser obrigado a aceitar as novas condições. Medida possibilita, por exemplo, que empresas passem a conhecer que tipo de coisa o usuário da rede social gosta de comprar.


Por Da redação

O Whatsapp iniciou a coleta de consentimento da sua nova política de privacidade, que na prática vai autorizar o compartilhamento de diversos dados dos usuários com outras empresas do grupo Facebook - que é dono do aplicativo desde 2014.

As mudanças entram em vigor a partir de 8 de fevereiro e quem quiser continuar usando o serviço de chat vai ser obrigado a aceitar as novas condições.

Para esclarecer a polêmica em torno do assunto, o Central 98 conversou com Daniel Lança, especialista em compliance e proteção de dados.

Segundo ele, a nova medida "vai nos colocar numa berlinda de escolha". Daniel esclarece que a medida tem propósito financeiro. "Óbvio que é para ganhar dinheiro e monetizar melhor os seus produtos. As empresas passam a conhecer que tipo de coisa você gosta de comprar", diz.

Ele avalia que as mudanças são significativas porque, de maneira geral, o Whatsapp passará a compartilhar uma série de dados que não compartilhava.

"A partir de agora, quando você conversa com uma conta comercial - claro, dando o seu aceite - essas empresas e o próprio Facebook têm acesso a uma série de dados sobre você: não só o número de telefone, mas a própria foto, marca do telefone, empresa de telefonia e localização", explica.

Confira a entrevista completa:



Colunistas

Carregando...


Saiba mais