Entretenimento

  1. Entretenimento
  2. Entretenimento
  3. OVNIs nos textos sagrados: conheça a ufoarqueologia
Imagem: Acervo Revista OVNI Pesquisa

OVNIs nos textos sagrados: conheça a ufoarqueologia

A Ufoarqueologia estuda registros do passado em que em algum momento, seres vindos do espaço foram recebidos ou interpretados como sendo deuses


Paulo Baraky Werner

Entretenimento

Jornalista e escritor. Ufólogo e pesquisador de campo. Editor da Revista OVNI Pesquisa e fundador do Cipfani - Centro de Investigações e Pesquisas de Fenômenos Aéreos. Colunista da coluna "De outro mundo" no Rádio Cast.


A pedidos, vou falar sobre os registros ufológicos, OVNIs nas escrituras sagradas. Antes de mais nada, lembrando que essa não é minha área de estudo, portanto, irei apresentar apenas fragmentos que são debatidos entre os ufólogos há décadas. O tema é muito mais amplo, e cabe diversas interpretações. Não se trata de ofender a crença ou tentar diminuir a fé de quem acredita. Apenas uma visão alternativa de registros históricos e religiosos.

Lembrando que esses estranhos fenômenos são registrados em todos os livros sagrados, de várias religiões, em especial a epopeia de Gilgamesh, da Mesopotâmia, atual Iraque. Os Vedas, dos Hindus. Os Vedas são coleções de hinos sagrados, que datam de 3500 anos. Estão repletos de referências ufológicas. Por exemplo, existem citações a respeito de carros celestes que pilotados por seres resplandecentes, viajam pelo céu, e de deuses que manejavam raios luminosos contra os inimigos .Uma descoberta surpreendente foi feita em Chhattisgarh na Índia arqueólogos encontraram pinturas rupestres de 10000 anos de idade que retratam seres estranhos e formas que lembram artefatos voadores. PopolVuh, comumente traduzido do idioma quiché como "livro da comunidade", é um registro documental da cultura maia, produzido no século XVI, e que tem como tema a concepção de criação do mundo deste povo. Na China imperial, há centenas de registros de dragões flamejantes alados. Que faziam evoluções nos céus e depois mergulhavam nos mares, aterrorizando os camponeses. Nas mitologias africanas, há relatos de deuses, que estão registrados em pinturas rupestres em grandes paredões no deserto. Em destaque, no deserto do Saara, Argelia, as cavernas de Tassili. As pinturas rupestres de Tassili n'Ajjer retratam criaturas misteriosas com capacetes, luvas e roupas estranhas que realmente não fazia parte dos costumes dos antigos moradores da região.

Pinturas rupestres de Tassili n'Ajjer - Foto: Acervo Revista OVNI Pesquisa

A Ufoarqueologia estuda registros do passado em que em algum momento, seres vindos do espaço foram recebidos ou interpretados como sendo deuses. Há espalhado por todos os continentes, com exceção dos polos, uma infinidade de evidências que nos mostram que essa interação no passado foi real. Para muitos, a criação dos mitos, lendas e até mesmo das religiões tiveram a interferência de seres alienígenas. Escritos há muito tempo atrás, os livros sagrados para diversas religiões estão cheios de metáforas interpretativas. Como a humanidade naqueles tempos não tinha o nível de conhecimento que temos hoje, ela procurava explicar fenômenos por meio de interpretações religiosas. Temos nas escrituras das religiões cristã e judaica, o registro de dois profetas que foram levados para o céu, ou como alguns acreditam, foram abduzidos.


EVIDÊNCIAS DO PASSADO

Visão de Ezequiel 1:4, profeta bíblico:

Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo. E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.” (Ezequiel 1:4-5)


Visão de Zacarias

"Levantei de novo os olhos e eis que havia rolo que voava, o qual tinha 200 côvados de comprimento e 10 côvados de largura." (Zacarias - Liv. 1 - 5.1.-2.) Seria uma nave cilíndrica?


Elias é arrebatado por uma carruagem de fogo

De acordo com a Bíblia, Enoque e Elias são as duas únicas pessoas que Deus levou ao céu sem morrerem. Gênesis 5:24 nos diz: "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si." Segundo Reis 2:11 nos diz: "... eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho."

Elias foi, talvez, o mais poderoso dos profetas de Deus no Antigo Testamento. Há também profecias sobre o retorno de Elias (Malaquias 4:5-6).


Moisés vê a face de Deus

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos e outros objetos sagrados teriam sido guardadas, como também veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. Pessoas morriam apenas ao encostar no artefato. Porquê? Uma espécie de radiação? Alta voltagem? Segundo consta nas escrituras, mais de 50 mil pessoas morreram, apenas por olhar para a Arca. Seria mesmo um artefato divino ou um equipamento para comunicação com seres do espaço? Somente isso explicaria os estranhos eventos que cercam a construção e utilização da mesma, até seu desaparecimento no templo de Salomão.

Na região de Kimberley, próximo do Rio Prince Regent, na Austrália Ocidental, há milhares de pinturas rupestres que mostram estranhos seres com “capacetes” e trajes estranhos. Segundo a mitologia dos aborígenes, as pinturas foram feitas pelo “Wandjinas”, deuses que vieram dos céus. As pinturas datam de 8 mil anos.


O livro de Enoque

Enoque foi um profeta que, segundo as escrituras bíblicas, viveu antes do dilúvio e, inclusive, era da família de Noé, tendo vivido antes dele e relatado o nascimento do futuro construtor da arca. Enoque narra que anjos vieram à Terra e tiveram uma relação bem próxima com os humanos: tiveram filhas e filhos com a gente. “Esses seres angelicais ensinaram aos terrestres a Astronomia, noções de meteorologia e, de maneira surpreendente, a prática do aborto.

O mais surpreendente no livro do profeta, no entanto, não é essa parte dos anjos. Segundo as escrituras, Enoque teria visitado “uma estranha habitação” nos céus, feita inteira de cristais.

“Nuvens e névoa convidaram-me estrelas agitadas e brilho de relâmpagos impeliram-me e pressionaram-me adiante, enquanto ventos na visão assistiram meu voo, acelerando meu progresso. Eles elevaram-me no alto ao céu. Eu prossegui, até que cheguei próximo de um muro construído com pedras de cristal. Uma chama de fogo vibrante rodeou-o, a qual começou a golpear-me com terror. Nesta chama de fogo vibrante eu entrei e aproximei-me de uma espaçosa habitação, também construída com pedras de cristal. Seu telhado tinha a aparência de estrelas agitadas e brilhos de relâmpagos. Uma chama queimava ao redor dos muros e seu portal queimava com fogo. Quando eu entrei nesta habitação, ela era quente como fogo e fria como o gelo. Nenhum traço de encanto ou de vida havia lá”.

“Tudo parece indicar que Enoque visitou algum tipo de estação espacial”.


O rei sumério que viu a Terra de cima

O poema épico mais antigo da humanidade foi escrito pelos sumérios e compilado em tábuas por volta do século 7 a. C. relata a Epopeia de Gilgamesh, um rei semideus desse povo. Vários ufólogos acreditam que o texto narra diversos encontros de humanos com tecnologias que não poderiam ser daquela época.

Um dos exemplos é a passagem em que o protagonista vê uma porta que fala. “Não hesitamos em identificar esse fenômeno singular como o produzido por um alto falante”.

Outro trecho mais estranho ainda é quando Gilgamesh é capturado pelas “garras de bronze” de uma águia que o leva muito alto ao céu. Quando perguntado pelo pássaro o que estava vendo, o herói descreveu que “a Terra parecia um mingau de farinha, e o mar era como uma barrica d'água".


Carona na barriga do dragão

Segundo mitologia chinesa, o Imperador Amarelo Huangdi veio dos céus na barriga de um dragão. Esse animal mitológico era o meio de transporte do imperador, tido como o primeiro soberano da China. Como a lenda fala que certo dia o dragão voou aos céus e não voltou mais, ufólogos consideram que seja a interpretação de uma nave na qual Huangdi viajava.


Veículos voadores da Índia

A literatura antiga e sagrada da Índia descreve um tipo bem curioso de transporte: as Vimanas. Citadas em um dos textos mais antigos da humanidade – o maior poema de todos os tempos, aliás – o Mahabarata diz que essas carroças ou palácios voadores disparavam projéteis carregados “com todo o poder do universo”.

Há trechos, compilados por volta do século 4 a. C. mas muito mais antigos que isso na tradição oral, falando sobre “uma coluna incandescente de fumaça e fogo, tão brilhante quanto 10 mil sóis, uma arma desconhecida, um raio de ferro, um gigantesco mensageiro da morte”.


Eles estiveram aqui

Ou seja, há ao redor do mundo milhares de evidências que nos dão a entender que houve sim um contato no passado entre os humanos e seres alienígenas. Não acredito que houve uma troca de tecnologia. Nada em relação a aliens construtores, pois nossa própria história nos mostra que em todos os processos, houve um lento e gradual avanço nas construções. As pirâmides, que muitos acreditam que são obras de aliens, foram desenvolvidas por milênios. As primeiras, com erros de projeto.


Desmistificando os mitos

Segundo ZaniHawass, egiptólogo, além do bom senso em relação aos verdadeiros construtores dos monumentos no Egito, vale pontuar as descobertas:

Túmulos ao redor das pirâmides de operários egípcios, que não eram escravos. Milhares de ossadas com desgastes, amputações, fraturas etc. Se fossem “escravos”, não teriam sido enterrados à sombra dos monumentos sagrados.

Um papiro recente, descoberto no Sinai, chamado de “Papiro Wadi Al Jarf”. Neste documento, o chefe dos trabalhadores diz que sua equipe é composta por 40 pessoas. E que eles foram para Tura, buscar pedra calcária branca e lisa para o revestimento da pirâmide. Ele explica no papiro como era o transporte para carregar os barcos no Nilo.

Sobre os rumores que cercam a esfinge, ele diz que foram realizadas 32 escavações. E que nada de anormal foi encontrado. A esfinge é feita de um bloco único de pedra. A ideia de que há alienígenas parte de pessoas sem qualquer conhecimento sobre as descobertas arqueológicas. São baseadas em fantasias, sem qualquer evidência que comprove suas teorias.

Papiro Wadi Al Jarf - Foto: Acervo Revista OVNI Pesquisa


Coliseu

Finalizado em 80 D.c, o Coliseu é uma obra prima da engenharia romana. Sua construção durou 15 anos. Suportava um público de 90 mil pessoas. Seu cimento é super resistente. Sua construção não contou com qualquer máquina elétrica. Obra de aliens?


Eram os deuses construtores?

Quantidade de construções piramidais ao redor do mundo (números que podem ser maiores)

138 – Egito - as três mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos, na península de Gizé.

255 - Sudão - “O país das Pirâmides”, essa não é o Egito, e sim um outro lugar bem menos popular: o Sudão.

30 – México - A Pirâmide do Sol é considerada a terceira maior do mundo, ficando atrás de Cholula (também no México) e Quéops (no Egito).

9 – Peru - São pirâmides escalonadas que fazem parte de um complexo religioso com aproximadamente 5 mil anos.

38 – China - As pirâmides chinesas são antigos mausoléus e túmulos construídos para abrigar os restos mortais de vários dos primeiros imperadores da China e das suas famílias imperiais. 

Bolívia – Número desconhecido (descobertas recentes por meio da tecnologia Lidar)

4 – Guatemala – Mas há centenas de sítios arqueológicos a serem descobertos ou em fase de estudos;

Suméria (Uma das mais antigas do mundo)

Centenas de Esfinges, Obeliscos, templos, cidades

*Milhares de dolmens, estátuas

*Ilha da Páscoa – Mais de 1043 moais (entre 1250 a 1500 D.c) Entre 4 a 6 metros – até 27 toneladas. Alguns chegando a 20 m de altura.


O maior templo do mundo

Angkor Wat - Camboja Séc. 12 Hindu - Krong Siem Reap, Camboja (Sudeste Asiático). Área: (163 mil m²) – Maracanã tem 147 mil m².

Se os aliens vieram aqui para construir grandes obras, o trabalho foi enorme, pois como podemos notar, existem ao redor do mundo milhares de construções.

Eles estiveram aqui, mas na minha opinião, sua presença moldou o que conhecemos como mitos, lendas e religiões. Não há qualquer evidência que comprove que eles tenham realizado obras. Isso é irrelevante dentro da questão. Os OVNIs continuam a nos visitar, e sua presença é registrada em radares, fotos e vídeos. Portanto, podemos sim olhar para trás, mas sem esquecer de que o fenômeno continua agindo e que as pesquisas não podem parar.

Raul Seixas disse na música “As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor” – “Aos 11 anos de idade eu já desconfiava da verdade absoluta”.

Carl Sagan também disse... O primeiro pecado da humanidade foi a fé. A primeira virtude foi a dúvida.

Partindo dessa premissa, nada no mundo foi feito apenas por consenso entre os pares. A ciência é movida pelo embate, pelo contraditório. Duvide e questione sempre!


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais