Se engana quem pensa que o mineiro só sabe fazer queijo ou café. Um azeite produzido em Minas Gerais ganhou destaque mundial ao figurar na lista Flos Olei 2025, a publicação mais importante do setor de olivicultura em todo o mundo.
O guia é uma espécie de atlas escrito em três idiomas que analisa os azeites extravirgem feitos em cerca de 500 fazendas de excelência em 56 países.
Ao todo, 11 azeites brasileiros entraram na lista dos melhores do mundo. O Azeite Verolí, cultivado e extraído na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, é um deles.
Essa é a segunda vez que o azeite Verolí está na lista dos melhores do mundo. No ano passado, ele foi selecionado pelo Flos Olei 2024, e também ganhou duas medalhas de ouro nos concursos internacionais EVO IOOC ITÁLIA e TERRA OLIVO.
Conheça o azeite Verolí
O processo de elaboração do azeite Verolí é minucioso para garantir a melhor qualidade do produto.
Ele começa com análises laboratoriais que verificam a curva de maturação das azeitonas. Em seguida, é feita a colheita manual e o processamento delas.
Em 2022, a Verolí lançou sua primeira safra comercial no mercado. Em 2024, foram lançados quatro tipos de azeites extravirgens feitos com uma única qualidade de azeitona, além de um Blend que combina três outras qualidades da fruta.
Brasileiros na Flos Olei 2025
Além do azeite mineiro, figuram na lista seis produzidos no Rio Grande do Sul e quatro feitos em São Paulo. Somente produtos que recebem nota acima de 80 pontos entram na lista. Veja abaixo os 11 azeites brasileiros que receberam destaque na publicação:
Fazenda do Azeite Sabiá - São Paulo
Prosperato - Rio Grande do Sul
Estância das Oliveiras - Rio Grande do Sul
Azeite Bem te Vi - Rio Grande do Sul
Azeite Puro - Rio Grande do Sul
Oliq Azeite Extravirgem - São Paulo
Azeite Verolí - Minas Gerais
Vinícola Essenza - São Paulo
Orfeu - São Paulo
Al-Zait & Co. - Rio Grande do Sul
Olivas de Gramado - Rio Grande do Sul