Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Cinco opções de bate e volta próximas de BH
Imagem: Acervo SeturMG - André Bernardes

Cinco opções de bate e volta próximas de BH

"Se liga na Trip" traz alternativas para quem quer um bom programa sem grandes deslocamentos


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Vou começar o ano de 2025 com dicas pra quem deseja viajar pouco, conhecer muito e divertir com a família no período das férias escolares. Eu vou apresentar cinco opções de bate e volta que estão localizados em até 60 km de distância de Beagá. Bora lá?

1. SABARÁ – distância de BH: 21 km

A história de Sabará está ligada a descoberta do ouro na região de Sabarabuçu. Foi elevada a município em 1711 e faz parte da IGR Circuito do Ouro.

O que fazer: Conhecer o entorno do Centro Histórico de Sabará , que apresenta casarões coloniais muito preservados como a Rua Dom Pedro II. Vale a penha conhecer o Museu do Ouro, o Teatro Municipal, o Chafariz do Rosário e do Kaquende e as igrejas de São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Ó, construída em 1717 que representa o primeiro período do Barroco. É raridade em nível mundial. A cidade ainda se destaca pelos festivais de Ora-Pro-Nóbis e da Jabuticaba.

2. LAGOA SANTA – distância de BH: 35 km

A cidade integra a IGR Circuito das Grutas de Minas Gerais.

O que fazer: O ponto de referência da cidade é a bela Lagoa Central. A visita turística obrigatória é o Parque Estadual do Sumidouro que abriga o Museu Paleontológico Peter Lund e a Gruta da Lapinha, eleita uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Recentemente, dois novos atrativos foram implementados no município: a Torre Uaiffel, que é uma réplica com 10% do tamanho original da Torre Eiffel localizada em Paris e o Mercadão Internacional de Lagoa Santa.

3. PEDRO LEOPOLDO – distância de BH: 40 km

A cidade também integra a IGR Circuito das Grutas de Minas Gerais.

O que fazer: Conhecer o monumento dedicado a Chico Xavier e a Casa Chico Xavier, o Complexo Arquitetônico Praça da Estação (antiga estação ferroviária), a Casa Fernão Dias - que fica no Parque Estadual do Sumidouro, a Cachoeira do Urubu – que tem 15 metros de queda d’água livre e forma uma piscina natural. Quem gosta de curiosidade deve visitar a Gruta da Lapa Vermelha, local onde foi descoberto o crânio de Luzia – o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, datado de 11.500 anos.

#SeLigaNaDica: Passeio indicado para crianças: Gruta do Baú - “day-use” com atividades de fazenda e recreação, ao ar livre. [Instagram: @grutadobau]

4. BRUMADINHO – distância de BH: 55 km

A cidade integra a IGR Circuito Veredas do Paraopeba.

O que fazer: O principal cartão postal de Brumadinho é o Inhotim, um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. Mas, Brumadinho vai além do Inhotim. Pra quem curte natureza, tem as opções de conhecer o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e o Conjunto Natural e Paisagístico da Serra da Calçada. Para que gosta de Turismo de Aventura vale a pena conhecer o Verde Folhas, um espaço que contempla a prática de arvorismo, tirolesa, rapel e trilhas. Ainda tem a belíssima região da Encosta da Serra da Moeda com o mirante Topo do Mundo que oferece a possibilidade de voo de parapente. Casabranca, o Centro Histórico de Piedade do Paraopeba e muitaaaassss opções de produção associada ao turismo como produção de cachaças, licores, cervejas artesanais, defumados e artesanato são exemplos de visitas que podem ser realizadas pelos visitantes na região. #SeLigaNaDica: Conheça o catálogo Céu de Montanhas, um projeto de Turismo Rural de Base Comunitária composto por 39 empreendimentos que oferecem visitas com turismo de experiência. Acesse o site: https://ceudemontanhas.com.br

5. ITABIRITO – distância de BH: 58 km

A cidade também integra a IGR Circuito do Ouro.

O que fazer: Conhecer o Complexo Turístico da Estação Ferroviária, a Praça Centenário, o Alto Forno – o primeiro da América Latina feito em couraça de aço que foi inaugurado em 1910 e o Morro do Cristo que possui 1179 metros de altitude e proporciona uma vista privilegiada da cidade e do entorno. A região possui muitas cachoeiras e os visitantes podem conhecer os distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação, que oportunizam visitas em alambique, fábrica de cerveja, olival e fazenda de búfalos. #SeLigaNaDica: Em Itabirito, visite obrigatoriamente a Mercearia Paraopeba e experimente o delicioso pastel de angu, patrimônio imaterial da cidade. Na terra do pastel de angu, vale a pena conhecer a Rota do pastel de angu, um circuito gastronômico que interliga as mantenedoras - um grupo formado por 25 mulheres que preservam a receita original do pastel de angu. Essa dica vale ouro!

Para quem quiser saber mais sobre viagens e dicas de roteiros, é só seguir o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais