Vou começar o ano de 2025 com dicas pra quem deseja viajar pouco, conhecer muito e divertir com a família no período das férias escolares. Eu vou apresentar cinco opções de bate e volta que estão localizados em até 60 km de distância de Beagá. Bora lá?
1. SABARÁ – distância de BH: 21 km
A história de Sabará está ligada a descoberta do ouro na região de Sabarabuçu. Foi elevada a município em 1711 e faz parte da IGR Circuito do Ouro.
O que fazer: Conhecer o entorno do Centro Histórico de Sabará , que apresenta casarões coloniais muito preservados como a Rua Dom Pedro II. Vale a penha conhecer o Museu do Ouro, o Teatro Municipal, o Chafariz do Rosário e do Kaquende e as igrejas de São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Ó, construída em 1717 que representa o primeiro período do Barroco. É raridade em nível mundial. A cidade ainda se destaca pelos festivais de Ora-Pro-Nóbis e da Jabuticaba.
2. LAGOA SANTA – distância de BH: 35 km
A cidade integra a IGR Circuito das Grutas de Minas Gerais.
O que fazer: O ponto de referência da cidade é a bela Lagoa Central. A visita turística obrigatória é o Parque Estadual do Sumidouro que abriga o Museu Paleontológico Peter Lund e a Gruta da Lapinha, eleita uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Recentemente, dois novos atrativos foram implementados no município: a Torre Uaiffel, que é uma réplica com 10% do tamanho original da Torre Eiffel localizada em Paris e o Mercadão Internacional de Lagoa Santa.
3. PEDRO LEOPOLDO – distância de BH: 40 km
A cidade também integra a IGR Circuito das Grutas de Minas Gerais.
O que fazer: Conhecer o monumento dedicado a Chico Xavier e a Casa Chico Xavier, o Complexo Arquitetônico Praça da Estação (antiga estação ferroviária), a Casa Fernão Dias - que fica no Parque Estadual do Sumidouro, a Cachoeira do Urubu – que tem 15 metros de queda d’água livre e forma uma piscina natural. Quem gosta de curiosidade deve visitar a Gruta da Lapa Vermelha, local onde foi descoberto o crânio de Luzia – o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, datado de 11.500 anos.
#SeLigaNaDica: Passeio indicado para crianças: Gruta do Baú - “day-use” com atividades de fazenda e recreação, ao ar livre. [Instagram: @grutadobau]
4. BRUMADINHO – distância de BH: 55 km
A cidade integra a IGR Circuito Veredas do Paraopeba.
O que fazer: O principal cartão postal de Brumadinho é o Inhotim, um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. Mas, Brumadinho vai além do Inhotim. Pra quem curte natureza, tem as opções de conhecer o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e o Conjunto Natural e Paisagístico da Serra da Calçada. Para que gosta de Turismo de Aventura vale a pena conhecer o Verde Folhas, um espaço que contempla a prática de arvorismo, tirolesa, rapel e trilhas. Ainda tem a belíssima região da Encosta da Serra da Moeda com o mirante Topo do Mundo que oferece a possibilidade de voo de parapente. Casabranca, o Centro Histórico de Piedade do Paraopeba e muitaaaassss opções de produção associada ao turismo como produção de cachaças, licores, cervejas artesanais, defumados e artesanato são exemplos de visitas que podem ser realizadas pelos visitantes na região. #SeLigaNaDica: Conheça o catálogo Céu de Montanhas, um projeto de Turismo Rural de Base Comunitária composto por 39 empreendimentos que oferecem visitas com turismo de experiência. Acesse o site: https://ceudemontanhas.com.br
5. ITABIRITO – distância de BH: 58 km
A cidade também integra a IGR Circuito do Ouro.
O que fazer: Conhecer o Complexo Turístico da Estação Ferroviária, a Praça Centenário, o Alto Forno – o primeiro da América Latina feito em couraça de aço que foi inaugurado em 1910 e o Morro do Cristo que possui 1179 metros de altitude e proporciona uma vista privilegiada da cidade e do entorno. A região possui muitas cachoeiras e os visitantes podem conhecer os distritos de Acuruí e São Gonçalo do Bação, que oportunizam visitas em alambique, fábrica de cerveja, olival e fazenda de búfalos. #SeLigaNaDica: Em Itabirito, visite obrigatoriamente a Mercearia Paraopeba e experimente o delicioso pastel de angu, patrimônio imaterial da cidade. Na terra do pastel de angu, vale a pena conhecer a Rota do pastel de angu, um circuito gastronômico que interliga as mantenedoras - um grupo formado por 25 mulheres que preservam a receita original do pastel de angu. Essa dica vale ouro!
Para quem quiser saber mais sobre viagens e dicas de roteiros, é só seguir o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!