Uma viagem para o exterior envolve muitas regras, procedimentos e protocolos. A verdade é que qualquer vacilo pode ser fatal. E como comecei o ano viajando para os Estados Unidos, vou aproveitar a oportunidade para compartilhar com a nossa audiência algumas dicas valiosas para a preparação da sua próxima viagem internacional. Bora lá?
1. PASSAPORTE: É o documento internacional de viagem. O passaporte é emitido pela Polícia Federal e o primeiro passo para pleitear o documento é entrar o site oficial da Polícia Federal, preencher o formulário e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), que é a taxa para emitir o passaporte. Em seguida, você vai agendar um horário no posto físico da Polícia Federal e levar os documentos solicitados. Se estiver tudo certinho, o passaporte ficará pronto em 15 dias (prazo médio de entrega). #SeLigaNaDica: O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos, mas para efeitos de viagem internacional, o portador só poderá embarcar para o exterior se o passaporte tiver validade mínima de 6 (seis) meses.
2. CARTEIRA DE IDENTIDADE: Existe um acordo que começou a vigorar nos países do Mercosul e foi extendido para todos os países da América do Sul, exceto as Guianas, que permite que os cidadãos possam circular livremente pelos territórios portando apenas o Documento Nacional de Identidade. Assim sendo, os brasileiros podem acessar com Carteira de Identidade os seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. #SeLigaNaDica: a Carteira de Identidade só terá validade se tiver sido emitida com menos de 10 (dez) anos da data da viagem e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não substitui o documento.
3. VISTO: De acordo com o site Passaport Index, atualmente são 33 países que cobram emissão de visto de brasileiros antes da viagem. Ainda há 50 outras nações que o brasileiro precisa emitir o visto na chegada ao destino. É sempre importante conferir quando estiver planejando a viagem qual a situação do país que você quer visitar. Por exemplo, o México, que aceitava a entrada de brasileiros sem a necessidade de visto, passou a exigir o visto para acessar o seu território. Por outro lado, o Japão deixou de exigir visto de entrada para os brazucas, desde o ano de 2023. #SeLigaNaDica: Para saber mais sobre as exigências dos vistos para os brasileiros, acesse o site www.passaportindex.org
4. VACINA: É fundamental saber se o destino (e as conexões) pra onde você vai viajar exige alguma vacina para o passageiro. #SeLigaNaDica: O documento que comprova a vacinação contra febre amarela é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O cartão municipal de vacina contra febre amarela não tem validade para viagens ao exterior.
5. SEGURO VIAGEM: Um item de extrema importância para uma viagem ao exterior é o seguro de viagem internacional. Não faça uma viagem ao exterior sem contratar um seguro viagem. #SeLigaNaDica: Nessa minha viagem ao Estados Unidos, estou viajando com a cobertura da OnTime Seguros. Na minha apólice de seguro estão cobertas despesas médicas, hospitalares e odontológicas; telemedicina; reembolso de despesas farmacêuticas; atraso de bagagem superior a 8 (oito) horas; reembolso de gastos por atraso de voo superior a 8 (oito) horas e cancelamento de viagem Plus Reason. Um diferencial é que o atendimento da assistência especializada 24 horas, 7 dias por semana, é em português. Mais informações no site: www.ontimeseguroviagem.com.br
6. CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: Para usar um cartão de crédito internacional em uma viagem, é preciso que o banco emissor permita o uso do cartão no exterior e que a bandeira do cartão seja aceita no país de destino. Além disso, é necessário pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é cobrado sobre transferências internacionais. A partir de janeiro de 2025, o IOF para gastos com cartão no exterior passou para 3,38% sobre o valor das compras em reais. #SeLigaNaDica: Atualmente, a melhor solução para quem vai viajar ao exterior é adquirir um “cartão global”. Os cartões de débito se tornaram o meio de pagamento mais vantajoso porque oferece a compra do dólar mais barato que nas casas de câmbio, com IOF na casa de 1,1%, enquanto o valor do IOF dos tradicionais cartões de crédito estão em 3,38%. Vale lembrar que as contas globais precisam ser declaradas no Imposto de Renda.
Tenho certeza que essas dicas te ajudarão na preparação da sua próxima viagem internacional. E se você quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros, é só seguir o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!