O fluxo turístico gerado pelo programa Minas Santa 2024 superou as expectativas. A avaliação é do Governo de Minas, que fez um balanço da segunda edição do Minas Santa, programa do executivo estadual, realizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).
De acordo com a Secult, cerca de meio milhão de pessoas viajaram por Minas no período da Semana Santa, número 20% acima do estimado pelo Observatório do Turismo do Estado. Ainda de acordo com a pasta, quase metade das cidades registrou aumento na movimentação em relação a 2023, com uma alta de pelo menos 50%.
A movimentação refletiu no Aeroporto Internacional de Confins, que ofereceu quase 90 voos a mais durante a Semana Santa. A concessionária BH Airport estima que 139,1 mil passageiros tenham passado pelo terminal entre 28/3 e 1/4.
De sexta-feira a domingo (29 a 31/3), os principais meios de hospedagem das cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Lavras Novas, São João del-Rei, Congonhas, Santa Bárbara, Caeté, Diamantina e Serro registraram 100% de ocupação, de acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG).
A segunda edição do Minas Santa reuniu 660 eventos em cerca de 600 cidades participantes do projeto, e posiciona Minas Gerais como o principal destino turístico do país no feriado religioso.