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Imagem: Rede 98

Rota Bahia-Minas e Geoparque Uberaba deram o tom do estande ‘Minas’ no primeiro dia da World Travel Market

Maior feira de turismo da América Latina ocorre em São Paulo até quarta-feira (17)


Por Júnior de Castro

No primeiro dia da World Travel Market (WTM) Latin America, maior feira de turismo da América Latina, o Governo de Minas realizou uma programação diversa em seu estande, com destaque para a Rota Cicloturística Bahia-Minas e Geoparque Uberaba, além da apresentação do músico Marcos Viana. A iniciativa é promovida por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Dentro das apostas para o turismo no Estado, a Rota Cicloturística Bahia-Minas tem como prioridade impulsionar o cicloturismo nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões impactadas com o fim das operações da extinta ferrovia que ligava Minas ao Sul da Bahia. O percurso tem atraído novos visitantes e gerado oportunidades de negócios para pequenos empreendedores e comunidades localizadas ao longo do percurso. Com mais de 350 km, a rota passa por seis municípios mineiros: Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas.

A formatação do percurso aconteceu em 2022, e contou com o apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Check in Minas, além de empresários da cadeia produtiva associada ao turismo e entidades públicas e privadas.

Outra novidade na programação desta quarta-feira foi o reconhecimento mundial do Geoparque Uberaba pela UNESCO. Em torno do local haverá a Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba, que deve contribuir para fortalecer o potencial turístico da cidade do Triângulo Mineiro. “A intenção é proporcionar aos visitantes experiências científicas, educativas e culturais únicas. Não será apenas um local de lazer, mas também de aprendizado e conexão com a natureza e a história da região”, explicou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, quando analisamos o crescimento de Minas Gerais em uma feira sul-americana, dos Estados o que mais cresce acima da média nacional é Minas Gerais. “A base desse crescimento é nossa cultura: nossa hospitalidade, nossa, nossa cultura, nossos festivais, nossas festas tradicionais como o Congado, aqui tem o artesanato do Jequitinhonha. Todo esse conjunto cria uma ideia de casa, de pertencimento, de bem-receber, que nós, de Minas Gerais, temos. Quando transportamos para o outro lado, a economia da criatividade, do turismo, nós vemos números muito robustos, por exemplo, em 2023 cerca de R$ 30 bilhões foram injetados na economia e no Carnaval mais de R$ 4 bilhões e ficamos ainda entre os três Estados com mais turistas estrangeiros”, disse.

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