O enoturismo é uma prática que consiste na visitação turística de destinos e propriedades relacionados a produção dos vinhos. E hoje o #SeLigaNaTrip vai aproveitar a oportunidade desse friozinho gostoso do inverno para destacar a Rota dos Vinhos do Sul de Minas Gerais. #Boralá?
A nossa viagem começa em Andradas, a Capital do Vinho de Minas Gerais. Localizada a 483 km de Belo Horizonte, a cidade oferece aos turistas a possibilidade de visitação as vinícolas, trilhas em meio a natureza e, em algumas datas específicas, passeio de balão sobrevoando a região das vinícolas executado pela Céu Azul Balonismo.
Em Andradas existem sete vinícolas, mas apenas duas trabalham com enoturismo:
Vinícola Stella Valentino
A história se inicia no ano de 1888 com a vinda de Valentino Stella, imigrando de Vêneto/Itália para o Brasil. Após mais de um século plantando uvas por pura paixão, a família Stella iniciou a produção de vinhos finos de inverno em 2002, mantendo a tradição por cinco gerações. Assim nasceu a Vinícola Stella Valentino, que hoje está nas mãos do José Procópio Stella e família. A vinícola produz vinhos finos das uvas Sauvignon Blanc, Syrah e Tempranillo, além dos vinhos de mesa. As visitas de experiência duram duas horas e possuem degustação harmonizadas para o máximo de 30 pessoas por sessão, acontecendo as sextas-feiras, sábados e domingos. Valor: R$ 125.
Site: www.stellavalentino.com.br | Instagram: @vinicolastellavalentino
Imagem: Divulgação(Vinícola Stella Valentino)
Vinícola Casa Geraldo
A história começa em 1979 com Geraldo Marcon, descendente de italianos que carregava no sangue o amor pela vitivinicultura. Geraldo adquiriu a Fazenda São Geraldo e o Sítio Bom Fim, onde passou a cultivar uvas para a produção de vinhos. Em seguida, seu filho Luiz Carlos assumiu a gestão do negócio, que em seguida passou para as mãos dos filhos Carlos Geraldo, Luiz Henrique e Michel. Em 1993 nasceu a marca Campinho, onde seus produtos eram exclusivamente vinhos de mesa. No ano 2000 surge a marca Casa Geraldo, que se tornou o vinho mineiro mais conhecido dos belorizontinos. A vinícola cresceu muito, ganhou notoriedade ao ser premiada em concursos nacionais e internacionais e a nova geração já entrou em cena para assumir o negócio. Atualmente, a Casa Geraldo possui mais de 60 rótulos e além dos vinhos tintos, brancos e rosé, produz espumante, vinho de sobremesa, sucos, azeites e vinagres.
As visitas de experiência acontecem as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, e são divididas em três formatos: O Passeio Ouro tem duração de duas horas, degustação de 10 a 12 rótulos, com uma taça de brinde e com valor de 150 reais; o Passeio Prata tem duração de 75 minutos, degustação de 9 rótulos, com uma taça de brinde e com valor de 80 reais e o Passeio do Enólogo na Jardineira, que tem duração de 7 horas, degustação de mais de 20 rótulos, com almoço harmonizado e custando 800 reais.
Site: www.casageraldo.com.br | Instagram: @casageraldo
#SeLigaNaDica: Para evitar qualquer contra-tempo em sua programação, agende previamente as visitas de experiências nas vinícolas.
No próximo programa, a nossa viagem continua para mais vinícolas localizadas em outras cidades do Sul de Minas.
Para saber mais sobre viagens e dicas de destinos e roteiros turísticos, acesse o Instagram [@seliganatrip.oficial].