Se todo mundo pode e é de direito, o América também quer. É com essa máxima que o Coelho estuda pleitear na CBF, o título de campeão brasileiro de 1948. A competição, que começou oficialmente com o nome de Campeonato Brasileiro em 1971, ganhou nos últimos anos, vários campeões, anteriores a própria existência da competição. É isso mesmo! vários títulos de outros torneios realizados pelo país antes de 1971, foram reconhecidos pela entidade máxima do nosso futebol como título de campeão brasileiro.
O último a ter a conquista reconhecida foi o Atlético, que na última sexta-feira, teve o título de um torneio disputado em 1937, reconhecido, se tornando oficialmente tri-campeão do brasileirão, 34 anos antes da existência do próprio campeonato. Pra se ter uma ideia, a competição em questão, denominada Torneio dos Campeões, tinha além do Atlético, outros 5 clubes: Fluminense/RJ (Campeão Carioca de 1936); Portuguesa/SP (Campeã Paulista de 1936); Rio Branco/ES (campeão capixaba de 1936); Aliança/RJ (campeão fluminense de 1936) e Liga da Marinha/RJ (convidadoa da FBF- Federação Brasileira de Futebol).
E é nessa onda de "esculhambação total" da história do Campeonato Brasileiro, que o América, com toda razão, quer reivindicar o seu título do brasileirão. A competição que pode dar o título de campeão brasileiro ao coelho, foi disputada em 1948. Naquela época, o América disputou o Torneio Quadrangular de Belo Horizonte, que reuniu também o Vasco da Gama (campeão carioca e que ao final daquele ano sagrou-se campeão sul-americano), o São Paulo (campeão paulista) e o Atlético-MG (campeão estadual de 1947). Para se sagrar campeão invicto da competição, o América venceu o Vasco por 4x2 e empatou com São Paulo 0x0 e com Atlético, 1x1.
A informação de que o coelho estuda a hipótese de pleitear o reconhecimento deste torneio como campeonato brasileiro, não é viagem deste colunista não. Foi confirmada pelo próprio presidente do América, Alencar da Silveira Jr, com quem conversei nesta quinta-feira. Segundo ele, o clube, já está levantando com o jurídico uma maneira de reivindicar o reconhecimento do torneio de 1948, como campeonato brasileiro. Segundo o gestor americano, o clube já faz um estudo para saber se o pedido é viável.
Em um ano complicado, em que o clube corre um grande risco de ser rebaixado para a Série B, o título de campeão brasileiro de 1948 seria um grande presente para essa torcida que tem sofrido tanto com o América em 2023. E para aqueles que com certeza vão sentar no próprio rabo para criticar a requisição do América fica a dica: Se todo mundo pode e é de direito, o coelho também quer.
Dá-lhe Coelho!