Atlético

  1. Esporte
  2. Atlético
  3. Atlético e Botafogo: clubes se reencontram em uma decisão após 53 anos
Imagem: Reprodução/Atlético

Atlético e Botafogo: clubes se reencontram em uma decisão após 53 anos

Equipes decidirão a Libertadores no próximo sábado (30/11)


Por Rafa Silveira

Lá se vão 53 anos desde a última decisão entre Atlético e Botafogo. A última vez que as equipes participaram de uma decisão foi em 1971, pelo triangular que definiu o "primeiro" título brasileiro, conquistado pelo Atlético.

Na ocasião, a equipe carioca e o Galo disputaram um triangular com o São Paulo. A partida que deu o título ao Atlético foi contra o Botafogo, no Maracanã lotado. Dadá Maravilha marcou o gol histórico do primeiro título nacional atleticano.

Telê Santana carrega a Taça de Prata na conquista do Campeonato Brasileiro de 1971.

Desde então, as equipes não se enfrentaram mais em decisões. Agora, voltamos a encontrar justamente a final da Copa Libertadores de 2025. A partida será disputada em Buenos Aires, no Monumental de Núñez, neste sábado (30/11), às 17h.

Atlético e Botafogo já enfrentaram nove oportunidades, com a equipe carioca levando a melhor em sete delas. A mais polêmica ocorreu na Copa do Brasil de 2007, nas quartas de final. Após empate sem gols no jogo de ida, no Mineirão, o Botafogo venceu o Atlético por 2 a 1 no Maracanã e estava garantindo sua classificação para a sequência da competição.

Aos 46 minutos do segundo tempo, Coelho cruzou para a área. Júlio César, goleiro do Botafogo na época, espalmou para frente, e a bola sobrou para Tchô, que driblou Alex Bruno e foi derrubado. Carlos Eugênio Símon, julgado da partida, comandou o jogo seguinte. A partida terminou minutos depois, e o time carioca ficou com a vaga.

Apesar desse retrospecto desfavorável, o Galo venceu os duelos de 1994 e 2019, na Copa Conmebol e na Sul-Americana, respectivamente.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais