A final da Copa do Brasil já começou. Atlético e Flamengo decidirão o título nos dias 3 e 10 de novembro, mas a disputa já se iniciou nos bastidores. Na tarde desta segunda-feira (21/10), o presidente do Galo, Sergio Coelho, sob a alegação de "jogo limpo", confirmou o envio de um ofício à CBF pedindo o uso do impedimento semiautomático para os dois jogos da decisão.
O mandatário alvinegro explicou a decisão do clube em solicitar a tecnologia usada na última Copa do Mundo: "Vai ser uma grande final, e queremos um jogo limpo, não jogos sujos como foi no passado. Estamos encaminhando à CBF um ofício para que ela utilize, nessas duas partidas, a tecnologia do impedimento semiautomático. Ela foi utilizada na Copa do Mundo e é usada nas principais ligas europeias", disse o presidente do Atlético, em entrevista ao site GE.
Sergio Coelho ainda ponderou que tanto o Maracanã quanto a Arena MRV têm condições de receber a aparelhagem necessária para o uso da tecnologia durante as partidas. "Insisto em dizer, o jogo tem que ser limpo, não sujo como foi no passado. Até mesmo os flamenguistas que presenciaram a ladroagem na final do Brasileirão de 1980, no Maracanã, e no histórico jogo pela Libertadores de 1981, no Serra Dourada, têm vergonha dos fatos", afirmou o presidente..
Em 2022, Atlético e Flamengo se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na partida de volta, no Maracanã, o primeiro gol da equipe carioca gerou muita reclamação por parte do Galo, pois a bola não teria ultrapassado completamente a linha de gol. "O juiz deu um gol a favor do Flamengo que, até hoje, nem mesmo com a ajuda da tecnologia, houve uma conclusão de que a bola entrou. Só o juiz viu; até parece que ele tem olho mágico. Nenhum mortal conseguiu ver. A propósito, esse juiz (Wilton Pereira Sampaio) e o irmão dele (Sávio Pereira Sampaio) têm um histórico de errar sistematicamente contra o Galo."
Preocupação com a arbitragem
Sergio Coelho se mostrou preocupado com a possível escalação de Daronco para apitar uma das partidas da decisão. Sobre o tema, o presidente disse: "É prudente e lógico que a comissão de arbitragem escale os melhores árbitros e não aqueles que sempre nos prejudicam. Eles são considerados 'persona non grata' em nossos jogos, entre eles os irmãos Sampaio e aquele que ameaçou o Hulk (Anderson Daronco)."
O que é impedimento semiautomático
O impedimento semiautomático funciona por meio de um sistema de câmeras que captam sinais instalados até na bola, sendo capaz de precisar se um jogador está em posição legal ou não.
O termo "semiautomático" refere-se ao mecanismo usado pela tecnologia, que recria o lance específico em uma apresentação em 3D. Tal imagem é mostrada aos árbitros da partida, e, a partir daí, é definido se o lance é legal ou ilegal.
A nova tecnologia foi popularizada durante a Copa do Mundo de 2022. Na Europa, o impedimento semiautomático é usado na Champions League, na Copa do Rei de 2024 e na Premier League. Na Inglaterra, a ferramenta foi bastante questionada até sua implementação.