Atlético

  1. Esporte
  2. Atlético
  3. Atlético será denunciado pelo STJD e pode ter Arena MRV interditada
Imagem: Daniela Veiga / Atlético

Atlético será denunciado pelo STJD e pode ter Arena MRV interditada

Incidentes aconteceram durante a final da Copa do Brasil no último domingo (10/11)


Por Rafa Silveira

As cenas de violência que ocorreram durante e após o apito final da partida que consagrou o Flamengo como campeão da Copa do Brasil 2024 podem acarretar ao Atlético a perda de até 10 mandos de campo ou até mesmo a interdição da Arena MRV.

É que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) vai denunciar o Galo pelos incidentes ocorridos no último domingo, durante e após a final da Copa do Brasil.  Em entrevista ao portal Uol, Paulo Dantas, procurador-geral do STJD, confirmou a denúncia. “O clube será denunciado no STJD. Aguardaremos a súmula da partida com os relatos do árbitro. A perda de mandos de campo é uma das sanções que pode resultar da denúncia", explicou o procurador-geral do STJD, Paulo Dantas.

O tribunal pretende denunciar o Atlético com base em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 211 e 213.

O artigo 211 prevê pena de até R$ 100 mil e a interdição do estádio. Segundo o artigo, o clube que “deixar de manter o local que tenha indicado para a realização do evento com necessidade de infraestrutura para garantir plena garantia e segurança para sua realização” poderá ser penalizado.

Sobre a possível interdição, Paulo Dantas ponderou. “A interdição do estádio é uma penalidade que se aplica quando a decisão impõe exigências que precisarão ser cumpridas antes da reabertura da praça desportiva. Ela somente será solicitada se a análise em curso demonstrar que a Arena MRV não tem infraestrutura para garantir a segurança das partidas”, disse Paulo Dantas, procurador-geral do STJD.

Já o artigo 213 prevê a possível perda do mando de campo por até dez partidas e multa de até R$ 100 mil para o clube que “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de esporte; invasão do campo e lançamento de objetos ao campo”.

O juiz da partida, Rafael Claus, relatou todos os incidentes na súmula do jogo.

“Informo que, durante a partida, aos 12 minutos e aos 50 minutos, um laser foi direcionado ao rosto do goleiro visitante, vindo da arquibancada onde estava localizada a torcida mandante. Bombas foram lançadas ao gramado, explodindo próximo aos jogadores aos 9, 49, 50 e 52 minutos, também vindas da arquibancada onde estava a torcida mandante”, escreveu Claus.


Os incidentes

Após a partida, o fotógrafo esportivo Nuremberg José Maria estava à beira do gramado quando uma bomba foi lançada aos seus pés pelos torcedores do Atlético. Nuremberg fraturou três dedos e sofreu lesões nos tendões do pé. O fotógrafo foi encaminhado para o Hospital João XXIII e precisou passar por cirurgia.

Durante o jogo, outras bombas, copos de cerveja e outros objetos foram lançados ao campo pelos torcedores do Galo, indignados com o resultado. Na comemoração do Flamengo, alguns torcedores tentaram invadir o gramado, mas foram contidos pela Polícia Militar e pelos seguranças da Arena MRV.

Nesta segunda-feira (11/11), a Polícia Civil de Minas Gerais instaurou um inquérito para investigar a confusão.


O que diz o Galo e o STJD?

Em nota, o Atlético afirmou que “vai colaborar com as autoridades para identificar os infratores” e que tomará “medidas energéticas para que os fatos não se repitam no futuro”.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais