Desde que o Atlético “embalou” rumo a final da Libertadores, torcedores alvinegros se dedicam a encontrar coincidências entre 2024 e o memorável ano de 2013, em que o time conquistou a América pela primeira vez.
Acontecimentos do universo do futebol ou fatos aleatórios que ocorreram nos dois anos alimentam a fé atleticana na conquista do bicampeonato diante do Botafogo neste sábado (30/11).
A Rede 98 listou 13 coincidências que podem, ou não, significar alguma coisa. Veja abaixo:
1. Daniel de Oliveira solteiro
Em 2013, o ator Daniel Oliveira, célebre personagem da torcida atleticana, terminou o casamento com a atriz Vanessa Giácomo antes da final da Libertadores.
Neste ano, o ator também deve assistir à final solteiro, já que se separou da também atriz Sophie Charlotte em abril.
2. Flamengo campeão da Copa do Brasil
O Atlético perdeu o título da Copa do Brasil deste ano para o Flamengo, mas nem deu tempo de a torcida “chorar as pitangas”. Isso porque em 2013, ano que o Galo conquistou a Glória Eterna, o rubro-negro foi tricampeão da Copa do Brasil. Seria o vice-campeonato desse ano um sacrifício que precisou ser pago para a conquista da Libertadores?
3. Cássio leva um gol de cruzamento
No último final de semana, o Cruzeiro perdeu o título da Copa Sul-Americana para o Racing por 3 a 1. Um lance da partida, porém, chamou mais a atenção dos atleticanos.
Em um dos gols sofridos pelo time celeste, o lateral Gastón Martirena tentou fazer um cruzamento, mas acabou encobrindo o goleiro Cássio e abrindo o placar da partida.
Em 2013, Cássio, que ainda atuava pelo Corinthians, sofreu um gol muito semelhante diante do Boca Juniors na Libertadores.
4. Galo vence o Campeonato Mineiro como visitante
Tanto em 2013, quanto em 2024, o Atlético venceu o Campeonato Mineiro sob as mesmas circunstâncias: em cima do Cruzeiro e fora de casa, no Mineirão.
5. Borussia finalista
Outra coincidência que agitou os ânimos dos atleticanos ocorreu em outro continente. É que todas as vezes em que o Borussia Dortmund foi finalista da Champions League, um time mineiro foi campeão da Libertadores.
Na primeira, em 1997, o Cruzeiro conquistou a América e, na segunda, em 2013, foi a vez do Galo. Neste ano, os alemães voltaram à final da competição europeia, mas foram derrotados por 2 a 0 pelo Real Madrid.
6. Otávio e Pierre têm a mesma altura
Em 2013, o camisa 5 do Galo era Pierre. Em 2024, é Otávio. Além do mesmo número da camisa, os dois partilham de outra semelhança: ambos têm 1,73 de altura.
7. Final contra um time alvinegro
Assim como em 2013 contra o Olímpia, o Atlético encara neste ano um time alvinegro na final da Libertadores.
8. Mocidade Alegre e Viradouro campeãs do carnaval
Fora do universo da bola as coincidências também existem. Tanto em 2013, quanto em 2024, a Mocidade Alegre foi a campeã do Carnaval de São Paulo.
No Rio de Janeiro, quem faturou o carnaval deste ano foi a Viradouro. Um fato curioso é que toda vez que a escola carioca ganha, algum time brasileiro se torna bicampeão da Libertadores: Cruzeiro em 1997, Palmeiras em 2020 e em 2024…
9. Corpus Christi
O feriado de Corpus Christi sempre ocorre 30 dias após o domingo de Páscoa. Em 2013, a data caiu em 30 de maio. Em 2024, também.
10. Campeões mineiros no Duelo Nacional de MCs
Em 2013, o mineiro Douglas Din foi o grande campeão do Duelo Nacional de MCs. Neste ano, MC Martzin, outro artista mineiro, levou o prêmio.
11. Festival de Veneza
Em 2013, o longa Philomena ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza. A trama conta a história de uma mulher em busca do filho entregue para a adoção.
Neste ano, o filme brasileio Ainda Estou Aqui é que faturou a categoria do prêmio. O curioso é que ele também conta a história de uma mulher em busca de informações sobre um familiar.
12. Filme do Mágico de Oz
Ainda no universo do cinema, em 2013, foi lançado o filme musical “Oz: Mágico e Poderoso”. Neste ano, foi lançado “Wicked”, também ambientado na Terra de Oz.
13. Terço sumido
Por último, mas não menos importante, a coincidência que talvez seja mais simbólica. Em 2013, o goleiro Victor perdeu o terço dele na comemoração do título da Libertadores.
Neste ano, o goleiro Éverson também perdeu o objeto de fé dele, mas na classificação para a final, contra o River Plate.
Para fechar a lista, só falta a mais importante das coincidências se concretizar no próximo sábado. Motivos para o atleticano acreditar é o que não faltam.