O fotógrafo esportivo Nuremberg José Maria foi encaminhado ao Hospital João XXIII e precisou passar por cirurgia após ser atingido por uma bomba arremessada por torcedores na Arena MRV na final da Copa do Brasil, nesse domingo (10/11).
Ele estava à beira do gramado quando o artefato foi jogado aos pés do profissional por torcedores do Atlético. Nuremberg fraturou três dedos e também teve lesões em tendões do pé.
Em nota, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (Arfoc-MG) lamentou o ocorrido e chamou o ataque de “violento” e “covarde”.
“Mais uma vez os fotógrafos e todos os demais profissionais de imprensa que estavam trabalhando neste jogo se viram vítimas de atos violentos e covardes de torcedores do Atlético-MG. Todos, sem exceção, tiveram a integridade física ameaçada”, diz a associação.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) também se manifestou sobre o ocorrido e disse que "está comprometida com a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos que comparecem aos eventos esportivos em Minas Gerais".
"Para tanto, a FMF está à disposição da CBF, organizadora da competição, e do STJD, responsável pelo processamento e julgamento dos fatos, para apuração das circunstâncias e responsabilização dos envolvidos", completou, em nota.
Já o Atlético disse que "vai colaborar com as autoridades para identificar os infratores” e que tomará “medidas enérgicas para que os fatos não se repitam no futuro".