O Cruzeiro segue ativo no mercado de transferências, e o alvo da vez é o atacante Marquinhos. O jogador já trabalhou com Fernando Diniz, pode atuar nas duas pontas e está próximo de ser reforço da Raposa para 2025.
Marquinhos foi revelado pelo São Paulo e tratado como uma grande promessa de Cotia. O atacante se destacou e, mesmo com poucos jogos, foi negociado com o Arsenal, da Inglaterra, em 2022, por cerca de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões). Pelos profissionais do clube paulista, Marquinhos disputou 41 jogos e marcou quatro gols.
Na equipe inglesa, o jogador, atualmente com 21 anos, não teve grandes oportunidades. Foram apenas seis jogos, com um gol e uma assistência.
Marquinhos chegou a ser "rebaixado" ao time Sub-21 do Arsenal (uma espécie de equipe de aspirantes), além de ser emprestado ao Norwich City, da Inglaterra, e ao Nantes, da França.
Em 2024, o atacante foi cedido ao Fluminense por empréstimo, a pedido de Fernando Diniz. No clube carioca, Marquinhos atuou como atacante e, em algumas oportunidades, como lateral-direito. Na época, essa decisão de Diniz gerou polêmica entre os torcedores tricolores, já que o jogador é canhoto, e não é comum ver um atleta com essa característica atuando invertido na lateral-direita.
Ainda assim, o atacante, às vezes, lateral, participou de 29 jogos, marcou dois gols e deu duas assistências.
Marquinhos deve chegar ao Cruzeiro por empréstimo. A informação foi antecipada pelo jornalista Héverton Guimarães e confirmada pela Rede 98.