"Por que o Botafogo convocou uma entrevista coletiva para hoje?" O questionamento foi feito por André Rizek, jornalista e apresentador do programa Seleção, do canal SporTV. A indagação tem como base a coletiva concedida por Arthur Jorge, treinador do Botafogo, nesta segunda-feira (25/11), antes dos jogos contra o Palmeiras, que vale a liderança do Brasileirão, faltando apenas três rodadas, e contra o Atlético, pela taça da Libertadores.
Durante suas falas, o técnico português afirmou, em diversos momentos, que o time estava "muitíssimo bem mentalmente" para encarar as duas "decisões" desta semana: frente ao Palmeiras, nesta terça-feira (26/11), pelo Campeonato Brasileiro, e contra o Atlético, pela final da Libertadores 2024, no próximo sábado, dia 30 de novembro.
Sobre o uso recorrente dessa expressão, o jornalista comentou: "Por que o Botafogo convocou uma entrevista coletiva para hoje? Para dizer que eles estão 'muitíssimo bem mentalmente'. Eu contei quatro vezes o Arthur Jorge fazendo questão de afirmar que o Botafogo está bem mentalmente."
Rizek ainda questionou a postura do técnico ao repetir diversas vezes que o time está bem mentalmente. "Eu não sou psicólogo e não vou fazer psicologia de botequim, mas, se houver psicólogos assistindo ao programa, convido-os a dizer o que isso significa na psicologia: um paciente que fica reafirmando 'eu estou muito bem, eu estou muito bem'. O que isso quer dizer na psicologia?", perguntou o jornalista.
O Botafogo vive um momento de pressão após perder a liderança do Campeonato Brasileiro, com três empates seguidos: contra o já quase rebaixado Cuiabá, em casa; contra o próprio Atlético, mesmo com um jogador a mais durante boa parte da partida; e contra o Vitória, na última rodada. A equipe carioca perdeu a liderança após o Palmeiras aproveitar o momento de oscilação do time de Arthur Jorge.