Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Após encontro com entidades, BH não retoma flexibilização

Após encontro com entidades, BH não retoma flexibilização

Prefeito Alexandre Kalil agendou uma nova reunião com empresários para a próxima semana, onde vai decidir se avança na flexibilização


Por João Henrique do Vale

Belo Horizonte segue com a abertura apenas de comércios de setores considerados essenciais. Em reunião de mais de duas horas com representantes de várias entidades de comércio nesta quarta-feira, foi discutido o protocolo para a retomada da economia. Entretanto, o prefeito Alexandre Kalil e secretários da administração municipal informaram aos empresários que não é hora de reabrir devido a fase atual da doença na cidade.

No encontro estiveram presentes entidades que representam alguns setores que, segundo a PBH, ainda não haviam conversado a administração municipal. Entre eles, drive-ins, vestuários e shoppings. A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) não foram convidadas para participar da reunião.

O secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, afirmou que as duas entidades estão tendo abertura para o diálogo com a prefeitura. "Fora deste espaço, a gente vem se encontrando com muita gente o tempo todo. Conversamos com Abrasel e CDL também. Nesta reunião - e foi o que o prefeito pensou -, buscamos setores que não abriram até agora. Todo mundo que estava aqui é de setores que não abriram", afirmou em entrevista coletiva.

Proposta de abertura

O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) da capital, Nadim Donato, informou que concorda com a prefeitura de que não é hora da reabertura. Informou, ainda, que a administração municipal vai analisar uma proposta dos empresários de abrir todos setores da economia em quatro dias da semana e fechar outros três.

"Os números ainda não são bons, infelizmente. Não vai haver reabertura na próxima semana, mas a prefeitura ficou de estudar um ‘quatro por três’ proposto por nós. O Sindilojas fez uma proposta, junto com outros sindicatos, de abertura de ‘quatro dias por três’. Seriam quatro dias em que todo o comércio abriria as portas, e três dias fechados", disse Nadim.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais