Sair de casa e ir para o ponto de ônibus mais próximo é a rotina de milhares de belo-horizontinos de segunda a sexta-feira. O atraso das viagens e a má qualidade do transporte é uma pauta recorrente entre os moradores da cidade, mas ainda assim, Belo Horizonte é a melhor capital em deslocamento ao trabalho por meio do transporte público.
Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Responsivas, por meio do Indicador de Mobilidade Urbana. O estudo analisou a qualidade desse meio de locomoção em oito capitais do país: São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro se destaca como a pior cidade do ranking, enquanto BH assumiu a liderança. O estudo levou em conta o número de vagas de trabalho formais e residências que o transporte público de cada capital pode alcançar em até 45 minutos.
Por isso, foi preciso entender que "cidades com maiores valores do indicador são aquelas cujo sistema de mobilidade conecta cada residência a mais oportunidades de trabalho".
Veja o ranking abaixo:
Belo Horizonte
Curitiba
São Paulo
Porto Alegre
Fortaleza
Florianópolis
Salvador
Rio de Janeiro