A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, anuncia, nesta sexta-feira, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, novas tecnologias para o combate às arboviroses. Ela vai passar pela capital mineira e Contagem.
Nísia visita em Belo Horizonte o Instituto de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas, no Santo Agostinho, e à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Área Hospitalar. Ela será acompanhada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde da capital.
Em Contagem, a ministra irá ao Complexo Hospitalar da cidade, no Eldorado.
Combate à dengue
Nessa quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses. O objetivo é ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao controle de vetores.
Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos. Até a última quarta-feira (8), foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 óbitos estão em investigação em 2025. Do total de casos, 50% estão concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais, enquanto a região Sudeste responde por 61,8% das ocorrências.