O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais suspendeu as buscas por uma possível quarta vítima no desabamento de uma casa no bairro Paraíso, região Leste de Belo Horizonte. O acidente ocorreu nesse sábado (28/12) e matou três idosas.
Os militares suspeitavam que uma quarta vítima poderia estar entre os escombros. As buscas persistiram até a manhã deste domingo (29/12), mas as equipes, com o auxílio de um cão farejador, não localizaram nenhum vestígio humano.
Segundo os bombeiros, as vítimas fatais têm idades entre 60 e 80 anos. Elas estavam na casa de dois andares quando houve o desabamento.
Risco de desabamento já tinha sido alertado pela Defesa Civil
A Defesa Civil de BH informou que já havia realizado uma vistoria no local, em 16 de julho de 2022. Na ocasião, foi constatada a ausência de manutenção preventiva.
Foram identificadas trincas, rachaduras e infiltrações de longa data. No andar de cima, verificaram-se infiltrações intensas na laje, deterioração de tijolos e ferragens expostas.
Durante a vistoria, a moradora informou a existência de uma antiga cisterna próxima ao imóvel, coincidindo com as áreas de maior comprometimento estrutural.
No imóvel dos fundos também foram constatadas trincas, infiltrações e ferragens expostas em lajes, vigas e paredes. Também foram detectadas rupturas em canalizações de águas servidas, inadequadamente direcionadas para a encosta.
Com base nas condições observadas, concluiu-se que eram necessárias intervenções técnicas urgentes para assegurar a estabilidade das estruturas e prevenir riscos iminentes de desabamento.
Após a vistoria de risco, que foi acompanhada pelo responsável, foi elaborada uma notificação que orientava o responsável pela casa a providenciar um profissional técnico habilitado para promover a mitigação do risco e recuperação do local, incluindo o isolamento das áreas afetadas e o monitoramento constante dos danos, para garantir a segurança dos ocupantes.