A tarifa do transporte coletivo que atende os 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte será reajustada em 6,49%, a partir de janeiro do próximo ano, e vai passar de R$ 7,70 para R$ 8,20.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o reajuste é necessário para assegurar a operacionalização do sistema, considerando a inflação do período, a atualização dos insumos e a correção dos custos contratuais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Ainda segundo o órgão, o aumento de 6,49% foi autorizado após pedido de reajuste de 8,70% feito pelas operadoras de transporte.
A Seinfra informou também que o sistema de transporte metropolitano conta com 636 linhas em operação e realiza, em média, até 14 mil viagens por dia útil, atendendo cerca de 650 mil usuários diariamente.
Renovação da frota
A pasta divulgou ainda que, em 2024, investiu na modernização do transporte público da RMBH, com a aquisição de novos ônibus, viabilizada junto às empresas, por meio do acordo firmado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Segundo a Seinfra, até o momento, 224 veículos foram entregues, dos quais 180 já estão em operação, e até o final de 2025, 850 veículos estarão incorporados ao sistema, renovando um terço da frota total e oferecendo mais segurança, agilidade e conforto à população.