A Defesa Civil de Belo Horizonte informou, na tarde deste sábado (28/12), por meio de nota, que realizou vistoria de risco em casa de dois andares que desabou na rua Izaura Posidônio, no bairro Paraíso, na região Leste da capital mineira.
Segundo o comunicado, a inspeção foi feita em julho de 2022, em dois imóveis localizados no lote, um deles de um andar e outro de dois andares.
Na casa de dois andares, "foram identificadas trincas, rachaduras e infiltrações de longa data. No pavimento superior, verificaram-se infiltrações intensas na laje, deterioração de tijolos e ferragens expostas. Durante a vistoria, a moradora informou a existência de uma antiga cisterna próxima ao imóvel, coincidindo com as áreas de maior comprometimento estrutural."
Ainda segundo a nota, "no imóvel situado aos fundos, foram constatadas trincas, infiltrações e ferragens expostas em lajes, vigas e paredes. Também foram detectadas rupturas em canalizações de águas servidas, inadequadamente direcionadas para a encosta."
A Defesa Civil disse que, com base nas condições observadas, "concluiu-se que eram necessárias intervenções técnicas urgentes para assegurar a estabilidade das estruturas e prevenir riscos iminentes de desabamento, e que a responsabilidade, manutenção, estabilidade, conservação, fechamento, segurança e salubridade do imóvel, conforme artigo 8º da Lei Nº 9725 é do proprietário."
O comunicado afirma ainda que, após a vistoria de risco, que foi acompanhada pelo responsável do imóvel, foi elaborada uma notificação que orientou os moradores a providenciar um profissional técnico para recuperar a estrutura das casas, incluindo o isolamento das áreas afetadas e o monitoramento constante dos danos.
Questionada sobre a possibilidade da interdição do imóvel, e retirada das famílias do local após a vistoria, a Defesa Civil de Belo Horizonte informou que só retira as pessoas de seus imóveis em risco iminente de desastre.