A chuva não dá trégua em Minas Gerais. Subiu para 44 o número de cidades em anormalidade devido aos temporais. Deste total, 41 estão em emergência e outras três em estado de calamidade pública. Ao todo, 11 pessoas perderam a vida desde o início do período chuvoso. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
De acordo com o órgão, 183 pessoas foram desabrigadas no território mineiro desde setembro. Outras 1.268 ficaram desalojadas.
Entre a tarde e a noite dessa terça-feira, pancadas de chuva provocaram transtornos em Dom Silvério, na Zona da Mata, e Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em Dom Silvério, alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade. De acordo com a Defesa Civil, um rio que corta o município transbordou. A correnteza destruiu uma ponte e deixou pessoas ilhadas.
O prefeito da cidade, Zé Bráulio (União), ajudou no resgate das vítimas utilizando uma corda. Vídeos foram divulgados nas redes sociais.
Na Grande BH, o temporal provocou transtornos para moradores de Ibirité. Carros foram arrastados pela enxurrada que atingiu diversos pontos da cidade. Bairros, como Marilândia, estão com o abastecimento de água interrompido. Segundo a Copasa, a previsão para a normalização do serviço é a tarde desta quarta-feira.