Há seis anos, a parcela masculina de uma família de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem os dotes culinários colocados à prova. Isso porque em todo Ano Novo os Gonçalves fazem uma competição que premia aquele que fizer o melhor pudim.
A competição é reservada apenas aos homens da família e a regra é clara: quem desenformar o pudim mais bonito, gostoso e com melhor textura ganha. Wellington Gonçalves, de 44 anos, desempenhou a tarefa com maestria e se sagrou campeão do concurso neste fim de 2024.
Trajado com uma camisa do Cruzeiro, ele levantou a taça e foi aplaudido pelos familiares. A receita feita por ele foi a clássica de pudim de leite condensado, a mesma dos demais competidores.
Em conversa com a 98, Ster Lemos, sobrinha do vencedor, conta que outra regra é que as esposas não podem ajudar os maridos a fazer a sobremesa. Ela resolveu compartilhar a tradição inusitada da família nas redes sociais e o vídeo já alcança centenas de visualizações.
“A gente tem uma família muito grande e muito unida. A gente costuma falar que o nosso Natal é no Ano Novo, porque é a data que todo mundo se reúne. Antes a gente ficava naquela coisa de decidir quem vai levar qual sobremesa até que a gente entrou em um comum acordo que, como as mulheres já fazem a comida, os homens deveriam levar a sobremesa”, explicou ela.
Como pudim é uma sobremesa “universal”, ou seja, praticamente todo mundo gosta, ficou definido que os homens levariam o quitute para a confraternização. Para tornar a tradição mais divertida, a família resolveu criar a competição.
“A gente foi aprimorando o campeonato ao longo dos anos, começamos a criar premiações, e os meninos passaram a levar mais a sério até que virou, de fato, uma competição”, acrescentou ela.