Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Massa de ar polar: Belo Horizonte registra sensação térmica de -9ºC
Imagem: Leo Fontes/Rede 98

Massa de ar polar: Belo Horizonte registra sensação térmica de -9ºC

Capital tem mês de maio mais frio desde 1977 com temperaturas mínimas recordes


Por Déborah Lima e João Henrique do Vale

O frio segue intenso em diversas regiões do Brasil devido à atuação de uma massa de ar frio polar que deixa as temperaturas baixas. Em Belo Horizonte, o frio na manhã desta quarta-feira (18) chegou a sensação térmica de -9°C na Região Oeste da capital.

O dado foi divulgado pela Defesa Civil do Município. De acordo com o órgão, a temperatura mínima foi de 6,7°C às 7h na estação meteorológica que fica no alto do Bairro Buritis, sendo a menor temperatura deste ano.

Já na Regional Pampulha, na Estação Campus UFMG, a temperatura mínima foi de 9,7°C, com sensação térmica de 0°C.

Este é o mês de maio mais gelado desde 1977, quando a mínima havia sido 7,5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Maria da Fé, no Sul de Minas, os termômetros ficaram em 3,4°C. “Foram temperaturas bastante baixas no Sul de Minas Gerais e também no Triângulo. Também tivemos geada em pontos isolados”, afirma o meteorologista Claudemir de Azevedo.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (18) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro. A temperatura máxima estimada é de 18°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 35% à tarde.

“O frio vai continuar e castigar com sensação térmica negativa nos pontos mais elevados da cidade. E para amanhã não é diferente: previsão de 5°C de temperatura mínima. Céu claro, sem chuva e tempo estável”, explica o meteorologista.

Alerta de frio

Os termômetros podem continuar marcando menos de 10°C no início da manhã nos próximos dias. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para a baixa temperatura até o próximo sábado. Cuidados devem ser tomados para evitar danos à saúde. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de recorde de baixas temperaturas nesta semana em Belo Horizonte. Os termômetros podem marcar 4ºC. Se isso acontecer, será o menor valor registrado em maio desde 1910, quando o Instituto iniciou as medições na capital mineira.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais