Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas tem 11 mortes no período chuvoso; BH tem 14 dias consecutivos de chuvas
Imagem: CBMMG

Minas tem 11 mortes no período chuvoso; BH tem 14 dias consecutivos de chuvas

Expectativa é que volume de chuvas em janeiro chegue a 330,9 mm


Por Marcelle Fernandes

Os primeiros dias de 2025 deram a cara de como será o período chuvoso em Belo Horizonte e em Minas Gerais até o final de janeiro. Muita chuva é esperada até o final do mês, de acordo com boletim da Defesa Civil do Estado.

BH registra 14 dias consecutivos de chuvas e, de acordo com a Defesa Civil da capital mineira, somente nesta quarta-feira (1º/1), o volume da precipitação que atingiu Contagem, na Região Metropolitana, somou 80,6 mm, das 15h20 até 18h20.

Até o final de dezembro, a região de BH com maior acumulado foi a Leste (179,2 mm), seguida do Barreiro (162,7 mm). A expectativa até o final do ano era de 339,1 milímetros. Para janeiro, a média do acumulado de chuvas esperada para a capital é 330,9 mm.

No Estado, os primeiros cinco dias do ano terão chuva moderada a forte, com volume significativo (acima de 100 mm) no Centro, Vale do Aço, Zona da Mata, Rio Doce e Mucuri. O número de mortes também subiu para 11, desde o dia 27 de setembro.

O óbito mais recente ocorreu na última terça-feira (31/12), em Alterosa, no Sul do Estado, onde uma mulher de 22 anos caiu em um córrego perto da sua casa e morreu afogada. O corpo foi localizado pelos Bombeiros entre galhos de árvores no córrego.

As outras mortes que contabilizam vítimas do período de chuvas em Minas ocorreram em Capinópolis, no Triângulo Mineiro (1 morte), em Nepomuceno, no Centro-Oeste do Estado (1 morte), em Raul Soares, na Região da Zona da Mata (2 mortes), Uberlândia, no Triângulo Mineiro (1 morte), Ipanema (3 mortes), no Rio Doce, Maripá de Minas (1 morte), e Coronel Pacheco, na Zona da Mata (1 morte).

A Defesa Civil informou também que 36 municípios mineiros decretaram situação de emergência. O número de desabrigados soma 172 pessoas, enquanto 1.209 estão desalojadas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais