Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Minas tem média de duas ocorrências por dia com elevadores em 2024
Imagem: Reprodução / Google Maps

Minas tem média de duas ocorrências por dia com elevadores em 2024

Os salvamentos envolvem pessoas presas nos equipamentos ou prensadas por eles


Por João Henrique do Vale e Hélcio Mendes

O Corpo de Bombeiros atendeu uma média de duas ocorrências por dia envolvendo elevadores entre janeiro e junho deste ano em Minas Gerais. Os salvamentos envolvem pessoas presas nos equipamentos ou prensadas por eles. Um dos registros mais graves aconteceu em Belo Horizonte, no fim de junho. Um aparelho superlotado despencou e deixou nove feridos.

A Polícia Civil investiga o caso. Testemunhas contaram que o elevador tinha capacidade de transportar 17 pessoas, mas estavam 22 dentro dele no momento da queda. A preocupação com o uso e manutenção dos aparelhos ganhou força em todo o país com acidentes em sequência no Rio de Janeiro.

Na última semana, três acidentes foram registrados em menos de 24 horas. Em um deles, no Hospital Salgado Filho, um paciente de 28 anos morreu após a queda de um elevador .

Em Minas Gerais, de janeiro a junho, o Corpo de Bombeiros atendeu 400 ocorrências. A maioria, 389 no total, foram para salvamento de pessoas presas em elevadores. Em outras 11 os militares foram acionados para retirar vítimas prensadas pelo aparelho.

Os dados do semestre mantêm a média registrada em todo ano de 2023, quando 739 ocorrências, cerca de duas por dia. Em 2022, foram 634 notificações, média de 1,5 diárias.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais