Os cidadãos de Minas Gerais terão agora mais facilidade para na hora de vender e comprar um veículo usado. Isso porque, o Governo mineiro implementou em todo estado a transferência digital, que foi anunciada pelo governador Romeu Zema na última terça-feira (27).
O processo será todo feito pela internet de maneira prática e segura, em qualquer momento do dia, efetivando o negócio de forma instantânea.
Mas, na prática, como vai funcionar?
Neste momento, a transferência digital estará disponível para pessoas físicas, sendo necessário que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021. Além disso, para realizar a transferência online, o comprador e o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro no portal gov.br, nos níveis prata ou ouro. A segurança do processo é garantida por meio da autenticação on-line.
O novo serviço dispensa intermediários, elimina o reconhecimento de firma em cartório e a ida à uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para concluir a transferência.
Com a transferência digital, o vendedor formaliza a transação no momento da venda, e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. Após a realização dessa primeira etapa, o comprador apenas deverá levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada. Todo o processo é monitorado pela equipe da CET-MG.
Inicialmente, a expectativa é de que a ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), seja usada em 30% das transferências de veículos realizadas diariamente no estado.