Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. PBH afirma que barragem da Lagoa do Nado estava com plano de segurança em dia
Imagem: Reprodução

PBH afirma que barragem da Lagoa do Nado estava com plano de segurança em dia

Após rompimento, Prefeitura de BH divulga ações para restabelecer o espelho d’água


Por Marcelle Fernandes

A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que a barragem da Lagoa do Nado, rompida na tarde desta quarta-feira (13/11), em decorrência das fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte, estava com o plano de segurança e plano de ação de emergência em dia. 

Por meio de nota, a administração municipal disse também que as exigências documentais prevista na legislação de segurança de barragens, aplicadas às estruturas de controle de cheia, estavam sendo cumpridas, conforme diretrizes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) 

Ações para restabelecer a lagoa

A PBH segue a nota informando que iniciou a contratação de uma inspeção especial, com consultor especializado externo, para elaborar relatório detalhado sobre as possíveis causas do rompimento da barragem e ações a serem adotadas para restabelecer o espelho d’água.

Segundo a Prefeitura, após essas primeiras análises, serão feitos estudos e projetos para a reconstrução da barragem, por meio de processo licitatório, e que uma equipe trabalha no local para limpeza e requalificação da área por onde a água passou após o rompimento, para evitar a obstrução das redes de drenagem.

A previsão do início das obras não foi informada. 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que a exigência documental prevista na legislação de segurança de barragens aplicadas às estruturas de controle de cheia em operação pela PBH, incluindo a barragem da Lagoa do Nado, encontra-se plenamente atendida, com emissão de Planos de Segurança, Plano de Ação de Emergência, Inspeções Regulares e monitoramento periódico, devidamente apresentados ao IGAM que é o órgão fiscalizador em Minas Gerais.

Nas últimas Inspeções Rotineiras de Segurança de Barragens realizadas em outubro de 2024 (que têm frequência mensal e feitas por consultoria externa especializada), verificou-se que nenhuma barragem apresentou situação de emergência ou fator que implicasse risco à estabilidade das estruturas.

A PBH segue continuamente monitorando suas barragens e adotando medidas e procedimentos em atendimento à legislação vigente.

A respeito do rompimento da barragem da Lagoa do Nado, nessa quinta-feira (13), a PBH informa que iniciou a contratação de uma inspeção especial, com consultor especializado externo, para elaborar um relatório detalhado sobre as possíveis causas e ações a serem adotadas para restabelecer o espelho d’água.

Após essas primeiras análises serão feitos os estudos e projetos para a reconstrução da barragem por meio de processo licitatório. Ainda não é possível estimar o início das obras, mas a PBH trabalhará para agilizar as ações.

Paralelamente, uma equipe da Prefeitura de BH trabalha no local para a limpeza e requalificação da área onde a água passou após o rompimento, evitando a obstrução das redes de drenagem.

Equipes da Fundação Municipal de Parques, Guarda Municipal, Ibama e Secretaria Municipal de Meio Ambiente seguem também trabalhando no resgate de animais atingidos e analisando os prejuízos causados à fauna do parque, que tem 311 mil metros quadrados de área. O lago ocupa uma área de 22 mil metros quadrados e é formado pelo represamento de três nascentes, afluentes do Córrego Vilarinho.


Colunistas

Carregando...


Saiba mais