Ao menos 40 garças morreram nessa segunda-feira (10/2) após uma pode de árvores realizada por equipes da prefeitura de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A poda foi realizada em várias árvores que tinham ninho dessas aves, no entorno da Praça do Piquenique Literário. A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada ao local.
Vídeo feito por moradores, e que viralizou nas redes sociais, mostra que dezenas de animais foram colocados dentro de caixas de papelão durante os trabalhos.
A situação foi denunciada pelo vereador Marcelo Monteiro (MDB), que disse ter encontrado no local “animais desmembrados e esmagados pelo processo de poda, que deveria ter contado com um profissional adequado para o manejo das aves”.
Após a repercussão negativa, o prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão (Cidadania), se pronunciou sobre o ocorrido, que chamou de “triste episódio”.
“Infelizmente, tivemos um triste episódio na orla da nossa lagoa central que merece toda a nossa atenção. Fatos como esse trazem um profundo alerta sobre a importância do manejo consciente e respeitoso com o meio ambiente”, disse ele.
“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para garantir que situações como essa não se repitam. Convocamos todos os envolvidos, nossos diretor de Meio Ambiente, diretor de serviço urbano e secretário de Desenvolvimento Urbano para entender o que aconteceu e alinhar estratégias de proteção para o futuro”, acrescentou.