O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), anunciou, nesta quarta-feira (15/1) ações para auxiliar os municípios atingidos pelas fortes chuvas no estado.
O anúncio aconteceu no No Hangar do Governo, no Aeroporto da Pampulha, onde integrantes do Crea-MG embarcaram rumo a Ipatinga para atuar voluntariamente em vistorias de infraestrutura em apoio a região. Lá, os profissionais analisarão as áreas já afetadas e se há necessidade ou não da retirada de pessoas de determinados locais.
Entre as ações por parte do governo, Romeu Zema anunciou uma abertura de linha de crédito especial para os municípios afetados construírem residências em áreas que não possuem risco geológico. A ideia é realocar pessoas que precisam de abrigo nesses locais.
Além disso, uma outra ação, segundo o governador, será a antecipação para todos os municípios em situação de emergência o Piso Mineiro de Assistência Social. A verba servirá como um respiro ao caixa dessas cidades. No entanto, vale destacar que o valor não é excedente, e sim um adiantamento. Ou seja, o dinheiro que deveria ser repassado às Prefeituras ao longo de 2025, será repassado integralmente.
"Só no caso de Ipatinga, a titulo de exemplo, a cidade vai receber agora R$ 1 milhão, que ela iria receber ao longo dos próximos meses e nós vamos estar adiantando, para as demais cidades 'idem'. Isso dá um reforço no caixa da Prefeitura para que ela possa estra atuando nessas ações sociais", afirmou o governador.
Em relação as empresas, Zema afirmou que vai viabilizar junto ao BDMG um crédito especial para empresas que sofreram consequências pelas chuvas. No entanto, ele não entrou em detalhes de quando isso acontecerá e de qual será o valor do crédito.
Até o momento, a Defesa Civil de Minas Gerais confirmou a morte de 26 pessoas em decorrência das chuvas no Estado. Só no último domingo (12), 11 vidas foram perdidas em Ipatinga e região por conta das fortes chuvas. Segundo o último boletim, 354 pessoas estão desabrigadas e 3.270 estão desalojadas.