Milton Nascimento foi embora do Grammy 2025 após ganhar um lugar na arquibancada da cerimônia desse domingo (2/2). Por meio do Instagram, a equipe do cantor esclareceu que só ficariam nas mesas os artistas que a produção da premiação queria em vídeo.
Segundo a nota de esclarecimento, Milton não foi barrado e nem privado de ter um assento na cerimônia do Grammy. No entanto, a Academia destinou um lugar nas mesas, entre os artistas principais, somente para Esperanza Spalding, cantora que concorria junto com o brasileiro.
“Enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, diz a nota de esclarecimento.
Questionado pela equipe de Esperanza, o Grammy disse que “ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo”. Milton Nascimento concorria a “Melhor Álbum Vocal de Jazz” por seu disco junto com a artista.
“Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal. Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando. O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”, conclui a nota.