Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. O Prêmio Nobel de Literatura vai para o norueguês Jon Fosse
Imagem: Nobel.org / Divulgação

O Prêmio Nobel de Literatura vai para o norueguês Jon Fosse

Norueguês foi laureado nesta quinta-feira, consolidando seu estilo inovador de escrita


Vitor Viterbo

Notícias

Doutor em Química pela UFMG; Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG, tendo realizado trabalhos em IA no Brasil e Estados Unidos. Atualmente dedica seu tempo ao desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em inteligência artificial, computação quântica, eletrônica e áreas afins.


O fantástico escritor Jon Fosse recebeu, nessa manhã, o cobiçado Prêmio Nobel de Literatura.

Conhecido por escrever prosas com um perfil inovador, Jon Fosse, é capaz de trazer para seus textos os sentimentos profundos, que normalmente são difíceis de se dizer. Sua obra literária contém romances, peças, coleções de poesias, ensaios, traduções e até livros infantis. Sua estreia foi com o romance Raudt svart (vermelho preto) em 1983. Suas obras foram traduzidas em mais de 40 idiomas. O jornal The Daily Telegraph o classificou como o 83º em uma lista de 100 gênios vivos.

Esse não foi o primeiro prêmio de Jon Fosse, desde 1988 ele vem colecionando várias honras, inclusive a de Cavaleiro de Ordre national du Mérite da França em 2003. Ele foi reconhecido e homenageado  em seu país natal também.

O romance Morgon og kveld de 2000 (Manhã e Noite, 2015) é um exemplo da profundidade de sua escrita. Dada a qualidade de suas obras, qualquer uma delas pode ser a leitura inicial para conhecer o trabalho desse fabuloso escritor. 

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais