O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai conceder uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira para dá o posicionamento do Governo Federal sobre o possível retorno do horário de verão no Brasil. Nessa terça-feira, ele se reuniu com técnicos da pasta para avaliar os impactos no país.
Dados complementares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre a política de alteração de horários no país para este ano ainda são estudados. Os números devem ser apresentados pelo ministro às 13h30.
O debate sobre o retorno do horário de verão acontece devido ao período de seca extrema vivido pelo país. O Governo Federal avalia as perspectivas para o período chuvoso, que se inicia no final do ano. Se as chuvas forem suficientes para recompor o sistema elétrico, é possível que o horário de verão não seja decretado neste ano.
No Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando foi extinto em abril, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O retorno da medida chegou a ser especulada também durante a forte seca de 2023, mas na época foi descartada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).