Termina nesta segunda-feira (20), o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas para pessoa física. De acordo com o Ministério da Fazenda, desde julho, quando começou a primeira etapa, foram beneficiados 15 milhões de consumidores, a negociação de cerca de R$ 53 bilhões em dívidas.
Segundo a pasta, um novo balanço deverá ser divulgado ainda esta semana. Dívidas bancárias, de cartão de crédito, de estabelecimento de ensino e contas básicas atrasadas de água, energia e gás podem ser quitadas até hoje de forma digital, com descontos de até 96%, na plataforma do Desenrola (desenrola.gov.br/novahome)
Iniciada em outubro de 2023, essa faixa contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico. A etapa engloba dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20 mil cada (valor de cada dívida antes dos descontos do Desenrola).
Para acessar o Desenrola, é necessário ter conta no gov.br. Tanto usuários com contas nível bronze quanto prata e ouro podem visualizar as ofertas de negociação e parcelar o pagamento, se optarem por não pagar à vista.
(Com informações da Agência Brasil)