O período do Natal para o comércio em Minas Gerais foi marcado por uma combinação de desafios econômicos e oportunidades de adaptação.
Pesquisa realizada pela Fecomércio MG após a data, em todas as regiões de Minas Gerais, mostra que o desemprego e a baixa circulação de clientes impactaram negativamente na movimentação da economia. Para 29% dos entrevistados, o desempenho foi inferior ao mesmo período de 2023.
Enquanto para 36% dos comerciantes, as expectativas de vendas foram superadas, e 40,9% relataram resultados iguais aos do ano anterior.
O levantamento revelou ainda que as vendas online tiveram importância no desempenho do comércio, com 25% das empresas participantes registrando vendas pela Internet.
A média de gastos dos consumidores variou entre R$70,00 e R$200,00, sendo que o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado (55,7%). A quantidade média de presentes comprados por consumidor foi de três itens, com a indicação de 10 presentes por cliente como a média máxima, e de um presente por cliente como a mínima.
Adaptação
Para economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, os resultados refletem um período de adaptação dos empresários em relação às mudanças no comportamento de compra do consumidor e aos impactos da economia na demanda por compras.
“O Natal é a data mais significativa para o varejo e movimenta não apenas o comércio, mas também os setores de serviços e turismo. Apesar das dificuldades enfrentadas por alguns setores, é encorajador observar que muitos empresários conseguiram se adaptar e até prosperar durante este período festivo.”
Fernanda também destacou a importância das vendas online para o desempenho do comércio, que representam uma tendência crescente no setor. “As pequenas e médias empresas estão se adaptando cada vez mais ao ambiente digital, utilizando plataformas como WhatsApp e Instagram para engajar consumidores e aumentar suas vendas”, afirmou.