Economia

  1. Notícias
  2. Economia
  3. Vº Encontro Nacional dos Municípios Mineradores discute o futuro da mineração no Brasil
Imagem: Enio Fonseca / Arquivo Pessoal

Vº Encontro Nacional dos Municípios Mineradores discute o futuro da mineração no Brasil

BH se torna o epicentro da mineração, de 19 a 20 de setembro


Ênio Fonseca

Notícias

Engenheiro Florestal especialista em gestao socioambiental, gestor de sustentabilidade na AMF. CEO da Pack of Wolves Assessoria Socioambiental, Conselheiro do FMASE. Foi Superintendente do Ibama, Conselheiro do Copam e Superintendente de Gestão Ambiental da Cemig. Membro do IBRADES e da ALAGRO


Belo Horizonte se transformou na capital brasileira da mineração pois sedia, dias 19 e 20 de setembro o Encontro Nacional das Cidades Mineradoras. O evento conta com centenas de participantes de todo o Brasil ,incluindo prefeitos, gestores municipais, especialistas da área, representantes de mineradoras, membros da sociedade civil e autoridades governamentais de todo o Brasil, e é coordenado pela AMIG - Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil .

O objetivo principal do encontro é delinear o caminho para o futuro da mineração no Brasil, objetivando ainda o resgate da Agência Nacional de Mineração (ANM), atualmente em greve, numa entidade do Ministério de Minas e Energia, robusta e respeitada, moderna e estruturada.

“Já se tornou inviável ter uma ANM em frangalhos. Este é o momento para abordar esta questão envolvendo os municípios afetados pela mineração e todos os especialistas no setor”, declarou José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG).

“Estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores no qual temos duas soluções: ou nos unimos para mudar este cenário, ou vamos ver o setor mineral ruir. Os municípios não estão mais dispostos a esperar apenas pela ação do Governo Federal, mas, sim, desejam assumir um papel de protagonismo”, alertou o presidente da AMIG, José Fernando Aparecido de Oliveira.

O encontro de 2023 tem uma importância significativa, uma vez que a gestão governamental relacionada à geologia mineral retrocedeu em vez de evoluir. “A intenção é trabalhar com legislações municipais e estabelecer parcerias com a Agência Nacional de Mineração (ANM), para que os municípios possam ter voz e influenciar nas decisões que afetam seus territórios. Não queremos ficar esperando que alguém regule o que acontece no nosso território. Temos que passar a desempenhar nosso papel de forma ativa”, afirmou José Fernando.

A AMIG pretende promover a integração entre os municípios mineradores das diversas regiões do Brasil, o encontro tem como foco a discussão sobre os desafios enfrentados pelos municípios nesse setor e qualificar os participantes sobre os temas mais relevantes da mineração. Questões como a sustentabilidade, os impactos socioambientais e o momento econômico e social nos territórios estão na pauta do evento.

Além dos consultores da AMIG, para discutir soluções para o setor mineral brasileiro, o V Encontro Nacional dos Municípios Mineradores contará com a presença do diretor da Agência Nacional de Mineração, Caio Mário Trivellato Seabra Filho; o superintendente de Arrecadação e Fiscalização de Receitas da ANM, Daniel Pollack; o presidente do Instituto Justiça Fiscal, Dão Real; o superintendente de Projetos Prioritários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável -Semad/MG, Rodrigo Ribas; Rogério Palhares Zschaber e Junia Maria Ferrari do Departamento de Urbanismo da UFMG), além de Maurício Angelo, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e fundador do Observatório da Mineração.

Na abertura do evento houve uma assinatura de um Protocolo de Intenções entre a AMIG, o Sindicato da Indústria do Ferro do Estado de Minas Gerais (Sindifer), e a Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (Amfbr). O termo tem por objeto a cooperação mútua das partes para realização de debates, proposição e execução de ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável da indústria siderúrgica de Minas Gerais, de modo a resguardar as condições de preferência e/ou prioridade no mercado no que tange à matéria prima necessária para a transformação mineral, de segurança operacional, das pessoas e do meio ambiente, bem como contribuir para manter um horizonte perene de segurança jurídica e competitividade plena ao setor siderúrgico mineiro e brasileiro.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais