Com a divulgação das notas dos candidatos que prestaram o Enem no final de 2024, na manhã desta segunda-feira (13/1), o Inep anunciou os estados com as notas mais altas na prova de redação, que teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Minas Gerais somou as maiores notas da redação entre todos os estados da federação, totalizando 4.397 notas entre 950 e 1.000 pontos no Enem.
Em todo o Brasil, apenas 12 alunos alcançaram a nota máxima na redação, que foi de 1.000 pontos, sendo dois de Minas Gerais: um estudante da rede pública e outro aluno da rede privada.
O Inep ainda não informou, porém, quais as cidades desses estudantes que foram destaque na prova.
As médias gerais foram 529 para matemática e suas tecnologias; 528 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 517 para ciências humanas e suas tecnologias; e 495 para ciências da natureza e suas tecnologias. Para redação, a média geral foi 660.
Cálculo da nota
A nota da redação do Enem vale 20% da nota final dos estudantes no exame, e é avaliada conforme as seguintes competências: compreensão da proposta de redação, demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto, domínio da norma padrão da Língua Portuguesa, elaboração de proposta de solução para o problema abordado, respeitando valores e considerando as diversidades socioculturais e seleção e organização das informações.
Cada um dos critérios concede um máximo de 200 pontos. Somando todos, ao total da nota da redação é concluído.