Internacional

  1. Notícias
  2. Internacional
  3. Criptomoedas: risco ou oportunidade?
Imagem: cointelegraph.com.br

Criptomoedas: risco ou oportunidade?

Saiba o que são as criptomoedas, como elas funcionam, os riscos e oportunidades


Harlen Duque

Notícias

CEO Sucesu Nacional e líder em transformação Digital na Wblio , especialista em transformação de negócios pela Stanford University , piloto de automobilismo virtual e um apaixonado pela cultura de inovação


Criptomoeda o que é?

Criptomoeda é o nome genérico para moedas digitais descentralizadas, criadas em uma rede blockchain a partir de sistemas avançados de criptografia que protege as transações, suas informações e os dados de quem transaciona. As criptos como são chamadas tem paridade com nossas moedas fiduciárias e estão expostas a volatilidades altíssimas gerando riscos e oportunidades.

Professor, não entendi nada, vamos por partes:

Descentralizadas por que?

Primeiramente porque não estão sob à coordenação e controle de nenhum país ou órgão, ou seja, funciona de forma independente e não ligada a política de nenhum país ou instituição.

Blockchain, ou corrente de blocos é um sistema que permite o envio e o recebimento de alguns tipos de informação pela internet. Ela funciona como um grande banco de dados em que pedaços de código carregam informações conectadas, como blocos que formam uma corrente – por isso o nome “corrente de blocos”.A sacada aqui é que o bloco posterior vai conter a impressão digital do anterior mais seu próprio conteúdo e, com essas duas informações, gerar sua própria impressão digital. E assim por diante formando uma corrente de blocos de dados onde um bloco confirma e o outro assina.

Fonte: Microsoft.com.br

Criptografia de Blcockchain e os seus 4 pilares

Confidencialidade, integridade, autenticação e irretratabilidade estes são os princípios do sistema criptográfico.

confidencialidade garante que apenas o destinatário que possui uma chave será capaz de acessar a informação de forma segura. A integridade garante que a mensagem enviada não foi alterada no processo, ou seja, nos caminhos pela internet, se foi alterada, o destinatário será capaz de saber. Já a autenticação garante que o remetente é quem diz ser e, por fim, a irretratabilidade impede que o remetente negue que ele enviou a mensagem.

Essa segurança abre caminho para uma série de possibilidades do uso da tecnologia além de propriamente uma criptomoeda. Por exemplo rastreabilidade de alimentos e serviços médicos, cartórios digitais será que precisamos de uma pessoa para dizer que temos propriedade sobre um carro ou uma casa? Onde a confiança das informações é fundamental sera um campo fértil para a adoção do Blockchain. Rapidamente serão expostas e melhoradas através de criptografia. Em poucos anos trataremos a Blockchain como uma simples ferramenta no nosso dia-a-dia. Tudo graças a poderosos algoritmos de criptografia.

Como as criptos são criadas?

Para que os blocos se formem e sejam confirmados em uma rede segura, é necessário que alguém verifique e outro confirme o bloco, para essa atividade se dá o nome de mineração. Assim nascem as moedas que podem e tem objetivos bem diferentes. As chamadas fazendas de mineração de moedas digitais são grandes áreas com milhares de computadores específicos para gerar grande poder computacional que gere velocidade em confirmação de blocos, quanto mais blocos são confirmados, maior é a remuneração do minerador.

Quais são as principais ativos digitais?

Temos três principais classes de ativos digitais:

  • Criptomoedas
  • Tokens
  • Nft’s

Hoje iremos tratar das criptomoedas e dentre ela quais são as principais?

*Ranking atualizado dia 14/11/22 as 07:07 - Fonte: https://coinmarketcap.com/pt-br/

A listagem acima tem como índice o valor total do ativo no mercado em dólares americanos, como podem observar o número, continua sendo a mais famosa moeda digital o Bitcoin, criado em 2008 por um desconhecido (convertidos para reais brasileiros).

Naquele ano, o criador (ou criadores) da criptomoeda, que se esconde sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, enviou um e-mail para uma lista de pessoas interessadas em criptografia. No corpo da mensagem, ele escreveu que vinha trabalhando “em um novo sistema de dinheiro eletrônico totalmente peer-to-peer, sem terceiros confiáveis”.

Ele também inseriu um link com o white paper (manual) da criptomoeda, em inglês. No documento, com nove páginas, Nakamoto descreveu resumidamente os fundamentos do Bitcoin.

Mercado financeiro e de investimentos em criptomoedas

Uma vez que este mercado é extremamente volátil,ou seja, sujeito a grande variação de valorização e perda. Ele se tronou um grande negócio especulativo e uma grande opção aos mercados de investimentos tradicionais. Fica aqui uma alerta para quem pensa em investir em criptomoedas, o primeiro investimento é em educação financeira para esse mercado, e muito investimento em segurança. Em outro artigo iremos falar dos hardwallets portar os seus ativos em seu bolso.

O ponto é da gerar ganhos financeiros com mercado cripto? Sim, mas é preciso estar preparado emocionalmente, tecnicamente e com muita segurança envolvida.

Duas coisas têm de se dedicar,análise fundamentalista dos propósitos das moedas de seu interesse e análise gráfica avançada. Pode se operar em estratégias de daytrade e também holder para mais longo prazo.

Resumindo a pergunta tema do nosso artigo sim são as duas coisas, um campo enorme de oportunidades disruptivas para nos libertarmos dos sistemas financeiros que se alimentam de nós como vampiros sangue sugas uma vez que não dependemos deles para estar nesse mercado.

Risco para quem quer investir mais não está preparado e não se dedica a entender como às coisas funcionam. Ativos digitais farão parte da vida de todo nós sem dúvida nenhuma, o melhor a fazer é se preparar e colher os benefícios para uma humanidade mais justa e igualitária onde todos temos acesso a um sistema descentralizado de fianças inteligentes.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais