Donald Trump, presidente eleito dos EUA, foi condenado, nesta sexta-feira (10/01), por pagamentos ilegais para comprar o silencio da atriz de filmes pornográficos, Stormy Daniels, com quem teria mantido uma relação extraconjugal.
Na sentença de "dispensa incondicional", pronunciada pelo juiz de Nova York Juan Merchan, Trump não será multado, preso ou colocado em liberdade condicional, e permite que ele possa regressar à Casa Branca livre da ameaça.
O resultado é anunciado a 10 dias da posse de Trump para um segundo mandato, e confirma o republicano como o primeiro presidente dos EUA a ser condenado criminalmente.
"Esta foi uma experiência muito terrível", disse Trump, falando remotamente de sua casa na Flórida quando foi autorizado a se dirigir ao juiz.
Trump foi condenado em maio por falsificar registros relacionados ao dinheiro secreto que seu então advogado, Michael Cohen, pagou à estrela de cinema adulto Stormy Daniels nos últimos dias da eleição presidencial de 2016. Daniels testemunhou que teve um encontro sexual com Trump em 2006, o que ele negou.
*Com Associated Press e Agência Estadão