Meio ambiente

  1. Notícias
  2. Meio ambiente
  3. Inteligência Artificial será ferramenta para dar mais eficiência nas infrações ambientais
Imagem: Divulgação/Semad

Inteligência Artificial será ferramenta para dar mais eficiência nas infrações ambientais

Por meio da ferramenta, a Semad poderá agilizar o tempo de tramitação processual


Por Erick Funes

Uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Xertica Brasil Ltda., parceira da Google na América Latina, dará mais agilidade e eficiência no processamento de autos de infração ambientais no estado.

A solução, implementada pela Semad, tem o objetivo de auxiliar os servidores no trabalho de processamento dos autos de infração de natureza ambiental.

A intenção é que a solução utilizará técnicas de Inteligência Artificial para otimizar o fluxo de trabalho, aumentando a eficiência dos procedimentos administrativos realizados na Semad.

A tecnologia utilizará algoritmos de processamentos de linguagem natural e machine learning (método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos), alimentado por dados históricos existentes e documentos existentes, otimizando processamentos de autos de infração em contexto administrativo.

Elas podem processar grandes volumes de dados em um curto período de tempo. Isso permite uma análise rápida e abrangente das evidências e dos dados relevantes para cada caso. Ao reduzir o tempo de tramitação processual, ela fortalece o efeito preventivo da fiscalização ambiental.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais