O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13/10), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há quase cinco meses no hospital Copa Star, para tratar de questões pulmonares.
Olivetto foi um dos publicitários mais premiados do mundo, com mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Entre outras honrarias, foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International, eleito duas vezes o publicitário do século pela (Associação de Agências Latino Americana) ALAP e pelo Monitor Mercantil. Em 2009, entrou para o Hall da Fama do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP)
Entre suas criações mais notáveis estão o garoto Bombril, interpretado pelo ator Carlos Moreno ininterruptamente entre 1978 e 2004, e depois de modo intermitente até 2019, sendo reconhecida pelo Guinness como a campanha publicitária mais duradoura de toda a história da propaganda mundial.
Relembre a trajetória de Washington Olivetto
Nascido em São Paulo em 1951, Washington Olivetto começou a trabalhar como publicitário logo aos 18 anos. Depois de passar 18 anos na DPZ, criou a agência WGGK, que em 1986 virou a W/Brasil. Em 2010, fundiu sua empresa com a McCann, criando a W/McCann, onde permaneceu até 2018.
Desde 2020, ele se dedicava ao podcast WCast, , no qual compartilhava suas histórias e discutia temas atuais do mercado publicitário.
Entre 2001 e 2002, ele passou 53 dias em cativeiro, após um sequestro liderado por um grupo formado por bandidos chilenos e argentinos. A quadrilha pediu um resgate de R$ 10 milhões, que não foi pago. Ele foi salvo em fevereiro de 2002, após denúncias de vizinhos que levaram à prisão dos sequestradores.
Em 1991, virou tema de música de Jorge Ben Jor, com a faixa "W/Brasil".