Notícias

  1. Notícias
  2. Notícias
  3. Estudo indica redução de 14,7% no número de mulheres vítimas de crimes violentos em Minas, mas casos de feminicídios tem crescido no estado
Imagem: Tiago Ciccarini

Estudo indica redução de 14,7% no número de mulheres vítimas de crimes violentos em Minas, mas casos de feminicídios tem crescido no estado

Nesta sexta-feira dia 08/03 é comemorado o dia Internacional das Mulheres


Por Agência Minas

Um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança, Sejusp, indica a redução de 14,7% no número de mulheres vítimas de crimes violentos em Minas Gerais. Por outro lado, um levantamento divulgado ontem, pelo Fórum Brasleiro de Segurança Pública, sobre feminicídios, aponta que Minas é um dos estados onde mais mulheres são assassinadas.

Realizada pelo Observatório de Segurança Pública com base nos anos fechados de 2022 e 2023, a pesquisa da Sejusp engloba as vítimas que são mulheres em todos os crimes violentos atualmente monitorados e divulgados mensalmente pelo órgão.

De acordo com o estudo, considerando todo o pacote de crimes violentos, há uma redução de 14,7% no total de vítimas do sexo feminino em Minas Gerais, no ano de 2023 comparado ao de 2022. Entre os 13 crimes classificados como violentos, estão, por exemplo, homicídio consumado e tentado, estupro consumado e tentado, roubo consumado e tentado, extorsão mediante sequestro, sequestro e cárcere privado, entre outros.

O levantamento aponta ainda que as mineiras foram menos vítimas de crimes como homicídio tentado, sequestro e cárcere privado, estupro de vulnerável tentado, extorsão mediante sequestro, extorsão tentado e sequestro e cárcere privado, no último ano. E mais vítimas, no mesmo período, de crimes como extorsão, homicídio, estupro de vulnerável, entre outros.

Apesar dos bons números apresentados pela pesquisa da Sejusp outra pesquisa revelou um dado preocupante: Minas Gerais é o segundo Estado do país onde mais mulheres foram mortas por feminicídio em 2023. A violência, reconhecida na lei como um crime de gênero, cresceu 18% em dois anos no Estado. Os números constam no levantamento sobre Feminicídios do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira (07/03).

(Com informações da Agência Minas)

Colunistas

Carregando...


Saiba mais